Últimas

Search Suggest

Sobre a extração por ponto de turvação/nuvem: explicação do conceito, e vantagens face a técnicas mais convencionais


Conceito da extração de ponto de turvação/nuvem. [Imagem]

A extração por ponto de turvação/nuvem (CPE) é um procedimento de separação e pré-concentração que tem sido extensivamente aplicado na determinação de vestigíos de metais em várias matrizes diferentes, mas que pode igualmente ser utilizada para a pré-concentração e separação de substâncias orgânicas. As principais vantagens do método são procedimentos experimentais simples, baixo custo, altos fatores de pré-concentração e segurança ambiental. Esses aspectos alinham z CPE com os princípios da "química verde".

(...) A CPE baseia-se no seguinte fenómeno: uma solução aquosa de algum surfactante torna-se turva e separa-se em duas fases isotrópicas se alguma condição, como temperatura [ver figura abaixo] ou pressão, for alterada ou se uma dada substância (tensoactivo/surfactante) apropriada for adicionada à solução. A solução de surfactante fica turva porque atinge o ponto de nuvem/turvação. Nesse ponto, a solução original passa a separa-se numa fase rica em surfactante e de pequeno volume, onde ficam as espécies orgânicas ou inorgânicas capturado por estruturas micelares, e uma fase aquosa diluída, pobre nessas espécies.

Diagrama de fase típico de uma solução aquosa contendo um tensoactivo não-iónico: L refere-se à região de solução isotrópica única enquanto 2L indica coexistência de duas fases isotrópica. [Imagem].


O método CPE é considerado ecológico pelas seguintes razões: (a) utiliza como meio extrator soluções diluídas dos surfactantes de baixo custo, resultando na economia de reagentes e na geração de poucos resíduos; e (b) os surfactantes não são tóxicos, voláteis e não são facilmente inflamáveis, diferentemente dos solventes orgânicos usados na extração líquido-líquido.

O pequeno volume da fase rica em surfactante obtida com essa abordagem permite o desenho de estratégias de extração simples, baratas e altamente eficientes quando comparadas às extrações que usam solventes orgânicos.

Outra vantagem do CPE para procedimentos tradicionais, como extração em fase sólida (SPE), extração líquido-líquido (LLE) e coprecipitação, é o alto fator de pré-concentração que pode ser obtido a partir dos pequenos volumes iniciais da amostra.
_____
Fonte: M.A. Bezerra, M.A.Z. Arruda, S.L.C. Ferreira, Cloud Point Extraction as a Procedure of Separation and Pre‐Concentration for Metal Determination Using Spectroanalytical Techniques: A Review, Applied Spectroscopy Reviews, 40:4 (2005) 269-299.