Sabri Ergun.
O Dr. Sabri Ergun, amplamente reconhecido pelo seu entusiasmo e numerosas contribuições em engenharia química e física do estado sólido, é sobretudo conhecido pela "Equação de Ergun" que derivou em 1952 e que ainda é amplamente usada em processos de engenharia química. A partir dessa equação, a indústria siderúrgica conseguiu dobrar facilmente a capacidade de produção de altos-fornos através da briquetagem de minérios.
Nascido em Gerede, Turquia, a 1 de março de 1918, foi para os Estados Unidos em 1943. Por lá, recebeu o diploma de bacharel em Direito. e M.S. graduado em engenharia química pela Columbia University e D.Sc. pela Universidade Técnica de Viena em 1956.
Em 1948, Sabri e Dorothy Karns casaram em Pittsburgh, PA, e até 1974, Sabri e sua família viveram nesse local. Durante este período, o Dr. Ergun atuou como membro da equipe do Coal Research Laboratory no Carnegie Institute of Technology (agora Carnegie Mellon University) e trabalhou para o Bureau of Mines dos EUA como coordenador de projetos de física do estado sólido. Em 1969, ele aceitou um convite para servir como professor visitante na Universidade de Karlsruhe, na Alemanha.
Sabri Ergun.
Em 1974, Sabri e Dorothy estabeleceram-se em San Francisco, CA. Por quatro anos, o Dr. Ergun trabalhou na Bechtel Corporation como consultor para a direção técnica e gestão do Programa Experimental da Instalação de Desenvolvimento de Processos de waste-to-oil de Albany, Oregon.
Em 1977, o Dr. Ergun ingressou no Lawrence Berkeley Laboratory (LBL) da Universidade da Califórnia, onde foi responsável pelo início e gestão de programas de produção de combustíveis sintéticos a partir de carvão e biomassa, o que fez até se aposentar em 1980.
Em 1999, Sabri e Dorothy mudaram-se para Madison, WI.
Dr. Sabri Ergun, faleceu em 18 de fevereiro de 2006, com 87 anos idade.
_____
Fonte: Legacy
A famosa equação de Ergun: