Nos Estados Unidos, a Procter & Gamble (P&G) tornou-se a presença mais poderosa na indústria do sabão. Fundada em 1837 em Cincinnati por dois imigrantes ingleses, William Procter e James Gamble, dedicava-se à venda de velas e sabão, ambos utilizando sebo proveniente da indústria local da carne. Mas com o avanço do século XIX, a indústria das velas entrou em declínio - primeiro devido à popularidade do óleo de baleia, e a seguir devido ao querosene - enquanto o mercado do sabão crescia. A P&G inventou o sabão Ivory e investiu somas avultadas na sua divulgação por todo o país, inserindo anúncios nos jornais e revistas de âmbito nacional.
Então, com a invenção do rádio na década de 1920, a P&G começou a patrocinar novelas radiofónicas, escutadas fundamentalmente por mulheres que passavam o dia sozinhas em casa, lavando roupa e limpando a casa; os dramas eram muito populares e acabaram por ser designados pelo nome do produto que os patrocinava - «soap opera».
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Fonte: Mark Miodownik, A Vida Secreta dos Líquidos - As substâncias mágicas que fluem pelas nossas vidas (Livro)
De sabão e velas a um portfólio de marcas/produtos invejável:
A Procter & Gamble Company fabrica e comercializa produtos de consumo em países de todo o mundo. A Companhia fornece produtos nos segmentos de lavandaria e limpeza, papel, beleza, alimentos e bebidas, e saúde. Os produtos Procter & Gamble são vendidos principalmente por canais como grandes superfícies, mercearias, lojas de clubes membros, drogarias e lojas de conveniência. A empresa conta com 97 mil funcionários em todo o mundo, e é detentora de inúmeras marcas comerciais sobejamente reonhecidas pelos consumidores.
A P&G chegou a Portugal em 1989 e hoje é uma das maiores empresas de bens de consumo em movimento rápido (FMCG) do país. Tem uma sede local em Lisboa e emprega aproximadamente 100 pessoas localmente.