Últimas

Search Suggest

Sobre a refinaria "Gibraltar-San Roque” da CEPSA, a maior de Espanha a refinar, e a sua posição estratégica no porto marítimo de Algeciras



 Em 1962, foi solicitada pela CEPSA a autorização oficial para a construção de uma segunda refinaria na região da Biscaia. A localização inicialmente escolhida seria alterada para corrigir um desequilíbrio regional, especificamente, o de Campo de Gibraltar. A refinaria foi finalmente construída ao lado da Baía de Algeciras, na município de San Roque (Cádiz). A permissão para o projeto foi obtida em 1964 e a construção começou em 1965, com as primeiras unidades a entrar em serviço em 1967.

_____
Fonte: CEPSA


A refinaria “Gibraltar-San Roque” da CEPSA está equipada com cais e uma ilha marítima ancorada a 60 metros de profundidade, onde navios petroleiros de até 350 mil toneladas podem atracar e descarregar à taxa de 12000 m3/hora.

A refinaria tem capacidade para destilar 12 milhões de toneladas de petróleo por ano. O porto que está localizado dentro da instalação possui sete pontos de embarque e desembarque num pontão de 1467 metros de comprimento, além de outro terminal dedicado exclusivamente às atividades de barcaças. Na instalação podem atracar navios de até 175 mil toneladas, cujos calados variam entre 6 e 20 metros de profundidade.

_____
Fonte: Autoridad Portuaria de la Bahía de Algeciras - APBA 


A Espanha é o terceiro país da Europa com maior capacidade de refinação ativa. EM 2017, o país possuía uma capacidade total de refinação ativa de 1.5 milhões de barris de petróleo (bdp) a partir de 10 refinarias. A refinaria de "Gibraltar-San Roque", operada pela CEPSA, tem a maior capacidade ativa de 241 mil bpd. As refinarias de Cartagena e Bilbao seguem com 220 mil bpd cada.

Fonte: Hydrocarbon Engineering 



A importante ligação ao Porto de Algeciras

Algeciras é o porto mais movimentado da Espanha e está entre os 25 portos mais importantes do mundo para o tráfego de navios de contentores. Fornece os principais produtos em linha com a IMO 2020 e continua a utilizar combustível pesado convencional 380CST (HSFO). Os produtos são entregues diretamente pela Refinaria de San Roque (Algeciras). Este porto juntamente com Ceuta e Huelva fazem da Cepsa um líder estratégico no mercado. 

_____
Fonte: CEPSA