Últimas

Search Suggest

Sobre a atividade em Espanha da petrolífera Repsol, a sua história desde a fundação, e o arranque da expansão internacional

 

A petrolífera espanhola Repsol emprega mais de 16 mil pessoas em Espanha, onde possui 5 refinarias e mais de 3300 postos de abastecimento de combustível.  Para além disso, possui também blocos de exploração e produção em Espanha, tais como os campos de Lubina e Montanazo. Localizada no Mediterrâneo e operada a partir da plataforma de Casablanca, a sua produção líquida é de 1 320 barris de óleo equivalente por dia.

A empresa afirma-se na liderança de entre as empresas europeias integradas no que diz respeito à eficiência e à criação de valor. E afiança ter conseguido melhorar a excelência operacional por meio de investimentos em larga escala nos seus cinco complexos industriais: A Corunha, Tarragona, Puertollano, Cartagena e Bilbao. 

A Repsol reclama a liderança do mercado de produtos químicos na Península Ibérica, centrando a sua atividade na produção e comercialização de uma grande variedade de produtos especializados de alta qualidade. Tem duas fábricas de produtos químicos em Espanha: uma em Puertollano e outra em Tarragona, onde (e por meio de outras subsidiárias e afiliadas) fabrica compostos de polipropileno, produtos químicos especializados e borracha sintética.


A história da Repsol




Antes da Repsol existir como empresa privada, já aceitava desafios com entusiasmo e empenho. (...) Desde a constituição da Campsa, em 1927, até à evolução da Hispanoil, quando o mercado se abriu à livre concorrência nos anos 80, as bases da Repsol que hoje conhecemos foram assentadas ao longo de seis décadas.

Em meio à turbulência política na Espanha, a Campsa (Compañía Arrendataria del Monopolio de Petróleos S.A.) foi criada em 1927 para administrar o monopólio estatal do petróleo. (...) A criação da Campsa teve um efeito profundo no crescimento industrial espanhol, especialmente na indústria de refinação.

(...) Em 1942, o controlo do monopólio foi transferido para o INI, e o estado consolidou sua participação em empresas de hidrocarbonetos. Em novembro do mesmo ano, a empresa ENCASO (Empresa Nacional Calvo Sotelo) foi constituída sob a forma de sociedade por ações e iniciou as atividades em Puertollano e Levante, onde se iniciou a construção da refinaria de Cartagena.

O ano de 1947 foi importante para a indústria petrolífera espanhola. Após 20 anos de gestão conjunta, o monopólio do petróleo foi reorganizado e a participação do Estado na CAMPSA foi reforçada. Em 1951, a empresa REPESA foi formada e lançou uma linha de lubrificantes premium sob a marca REPSOL


Refinaria de petróleo bruto pesado da ASESA (Asfaltos Españoles) inaugurada em 1968. 
Localizada em Francolí, na província espanhola de Tarragona.


A década de 1960 foi um período decisivo para o crescimento do setor de energia da Espanha. Em primeiro lugar, o setor privado recebeu autorização para construir três refinarias. Isso marcou o primeiro passo para o desenvolvimento do setor de refinação. Além disso, em 1964 foi descoberto petróleo pela primeira vez em La Lara, em Burgos.

A abertura definitiva ao mercado internacional surge com a aquisição da petrolífera argentina YPF em 1999. Essa sinergia resultou numa empresa com alcance global e forte posicionamento estratégico. Descobertas importantes foram depois anunciadas em regiões como Líbia, Espanha, Argentina, Venezuela, Bolívia e Indonésia. Em 2009, a empresa colocou em andamento o projeto de regaseificação Canaport LNG no Canadá. Em 2010, a Repsol assinou um acordo com a Sinopec para a realização de operações de exploração e produção no Brasil que nos tornou uma das maiores empresas energéticas da América Latina.