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Sobre os avanços significativos na introdução de biocombustíveis na aviação comercial: os casos da Neste e da Repsol

A aviação é uma indústria de rápido crescimento e, como se espera que o tráfego aéreo global dobre nos próximos 15 anos, o mesmo acontecerá com as emissões relacionadas à aviação se nenhuma ação for tomada. A indústria já deu passos na direção certa ao se comprometer com a meta de alcançar um crescimento neutro em carbono de 2020 em diante. Embora muitas soluções, como a aviação eletrificada ainda estejam nos estágios iniciais de desenvolvimento, a indústria precisa de soluções para cortar as emissões diretas de carbono dos voos.


Avanços na filandesa NESTE:

A finlandesa Neste Oyj opera como uma empresa independente de refinação e comercialização de petróleo do norte da Europa. A empresa concentra-se em combustíveis de transporte e outros produtos petrolíferos de valor acrescentado com impacto ambiental reduzido.
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Fonte: Bloomberg

A Neste está empenhada em ajudar a indústria da aviação com suas metas de redução de emissões. A Neste desenvolveu uma solução drop-in que está prontamente disponível e já em uso comercial. O Neste MY Renewable Jet Fuel ™, é um combustível de aviação sustentável que de forma limpa e ao longo do ciclo de vida reduz as emissões em até 80% em comparação com o combustível fóssil para aviação. O combustível fornece uma solução imediata para reduzir as emissões diretas de carbono do vôo.

(...) Nos EUA e na Europa, a capacidade anual de combustível sustentável da Neste é atualmente de 100 mil toneladas. Com a expansão da refinaria de Singapura a caminho, a Neste terá capacidade para produzir mais de 1 milhão de toneladas de combustível de aviação sustentável até 2022.

O Neste MY Renewable Jet Fuel já está disponível e em uso no mercado. Por exemplo, a empresa fez uma parceria com a Air BP para fornecer combustível de aviação sustentável para clientes na Suécia e na França. Além disso, a Lufthansa e a KLM usam também o produto, misturado com combustível fóssil para aviação, continuamente em voos que partem do Aeroporto de Frankfurt e Schiphol.
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Fonte: Neste

 

O desempenho do biocombustível de aviação não fica a desejar:

Com um alto índice de cetano de 75 ou superior, o Neste MY Renewable Jet Fuel garante uma combustão eficiente e limpa. Possui maior conteúdo de energia em comparação ao combustível fóssil convencional para aviação. O teste da Lufthansa provou o excelente desempenho do Neste MY Renewable Jet Fuel. 1500 toneladas menos emissões de CO2 e 1% menos consumo de combustível em comparação com o combustível fóssil convencional para aviação. A aeronave e os motores tiveram um desempenho excelente e a condição das câmaras de combustão, turbinas e sistemas de combustível dos motores foi exemplar durante e no final dos testes. Os tanques de combustível da aeronave permaneceram livres de qualquer dano ou corrosão, e o combustível era de excelente qualidade mesmo após um armazenamento de longo prazo.

O Neste MY Renewable Jet Fuel é constituídos por hidrocarbonetos puros e pode, portanto, ser armazenado por longos períodos de tempo sem deterioração da qualidade ou acúmulo de água.

Com ponto de congelamento de -47 ° C e inferior, o Neste MY Renewable Jet Fuel é adequada para operação em condições de clima frio extremo.
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Fonte: Neste


 

A Repsol também na corrida aos biocombustíveis para aviação:

A Repsol concluiu com sucesso a produção do primeiro lote de biocombustíveis para a aviação do mercado espanhol. Este marco permite à companhia avançar na produção de combustíveis de baixo carbono para indústrias como a aviação, onde alternativas como a eletrificação não são viáveis ​​hoje.

(..) O primeiro lote é composto por 7 mil toneladas de querosene de aviação feito a partir de biomassa - equivalente ao consumo de 100 voos Madrid-Los Angeles - que passou nos exigentes testes exigidos por esses produtos. Tem um teor de bioenergia inferior a 5% para atender aos padrões de qualidade estabelecidos por especificações internacionais e sua utilização evitará que 400 toneladas de CO sejam lançadas na atmosfera, o que equivale a 40 voos Madrid-Barcelona.

Em Espanha, o Plano Nacional Integrado de Clima e Energia reconhece que os biocombustíveis representam atualmente a tecnologia renovável mais amplamente disponível e utilizada no transporte. No setor de aviação, o biocombustível de aviação derivado de biomassa ou resíduos é hoje a única alternativa, e está incluído na lista de combustíveis sustentáveis.

(...) Com relação a este biocombustível , foram realizados testes para identificar a matéria-prima mais adequada para atender aos rígidos requisitos do Jet A1 quanto ao desempenho em baixas temperaturas e controles adicionais de qualidade. Além disso, vários testes foram realizados para determinar a concentração mais adequada de biocombustível.
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Fonte: Repsol