Sinopse:
(...) Robert abre uma pequena ação em tribunal para obter informações por meio legal dos produtos químicos que foram despejados no local. Ele não encontra nada de útil, e percebe que é possível que o que quer que tenha envenenado o gado de Wilbur seja algo não regulamentado pela EPA (Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos). (...) Robert consegue forçar legalmente a DuPont a entregar mais informações. (...) Ele examina os arquivos um por um, finalmente encontrando referência a um produto químico chamado ácido perfluorooctanóico (PFOA) sobre o qual não consegue encontrar nada.
(...) Com base nos documentos da DuPont: ele descobre que as pessoas estão a ser envenenadas: o PFOA-C8 é um químico artificial usado na produção de Teflon. Foi criado para tanques do exército, mas depois usado por empresas em aplicações domésticas nos EUA. A DuPont vem testando seus efeitos há décadas, inclusive em animais e em seus próprios funcionários. Os seus estudos internos mostram que isso causou cancro em animais, pessoas e defeitos congénitos em bebés de mulheres que trabalhavam na linha de produção deste produto - e nunca disseram nada. Acresce que despejaram centenas de litros de lama tóxica rio acima da propriedade de Wilbur.
A EPA multa a DuPont em US $ 16,5 milhões. (..) Mark avança para tribunal, (...) argumentando que a DuPont é responsável porque o valor na água era maior do que 1 ppb que seus documentos internos alegavam ser seguros. Isto uma vez que o PFOA não era regulamentado. No tribunal, a DuPont afirma ter feito um novo estudo que diz que 150 ppb é seguro.
(...) os moradores locais começam a protestar contra a DuPont e a história torna-se notícia nacional. A DuPont concorda em um acordo com US $ 70 milhões. Legalmente, eles só são obrigados a fazer monitoramento médico se os cientistas provarem que o PFOA causa as doenças. Um painel de fiscalização científica independente é constituido para estudar os efeitos do PFOA. Quase 70.000 pessoas doam sangue para o estudo.
(...) Finalmente, sete anos após a reunião do painel, a revisão científica contacta Robert e diz-lhe que o PFOA causa múltiplos câncros e outras doenças. No jantar com sua família, Rob é informado de que a DuPont renuncia ao acordo. (...) Então Rob decide levar o caso de cada réu contra a DuPont a tribunal, um de cada vez. (...)
(...) Um texto final explica que Rob ganhou os seus primeiros três acordos multimilionários contra a DuPont e, finalmente, a DuPont acerta a ação coletiva por US$ 671 milhões. O PFOA ainda está no sangue de 99% da vida na Terra e milhares de produtos químicos ainda não estão regulamentados.
_____
Fonte: IMDB