A Vodafone, em colaboração com a Capgemeni, desenvolveu duas ‘demonstrações de utilização’ para a empresa espanhola Cepsa, incluídos no projeto-piloto 5G Andaluzia. São duas iniciativas realizadas na refinaria ‘La Rábida’ em Palos de la Frontera (Huelva), que demonstram a adequação da utilização da tecnologia 5G a ambientes industriais.
Os projetos apresentados permitirão aos profissionais que atuam nas fábricas identificar tubagem de transporte de produtos em instalações industriais por meio de um projeto pioneiro de ‘realidade aumentada’, e também monitorar o estado de equipamentos rotativos por meio de sensores conectados à rede 5G; aumentando assim a sua operacionalidade graças a manutenção preditiva.
O monitoramento de ativos e instalações nas fábricas apresenta-se como uma opção necessária para otimizar os processos produtivos, cada vez mais automatizados, e com isso obter maior economia no consumo de recursos, tornando-os mais eficientes.
Atualmente, o pessoal de manutenção da unidade industrial atende às solicitações do departamento de operações, identificando tubagens por meio de desenhos e o suporte de especialistas remotos via voz através de transmissores áudio convencionais; isso causa uma perda de tempo nas atividade de manutenção, portanto, nas operações, bem como nas possíveis despesas derivadas da viagem do especialista ao local.
A nova solução, através da aplicação de Realidade Aumentada (AR) Capgemeni na rede 5G da Vodafone, permite ao operador aceder à informação sobre as tubagens em tempo real, identificá-las de forma autónoma reconhecendo-as através da aplicação desenvolvida e ainda receber apoio especializado através de videostreaming se necessário.
_____
Fonte: CEPSA