Últimas

Search Suggest

Revista de imprensa BEQ (2021.23): Nestlé com algas na sede; Altri aposta em fibras têxteis; Complexo industrial de Sines elogiado; dessalinizar com proteínas de alga



A sede da Nestlé Portugal, em Linda-a-Velha, está a desenvolver um novo projeto piloto: a instalação de biorreatores com microcultura de algas para melhorar a qualidade do ar. A ideia é que esta tecnologia capture dióxido de carbono (CO2) e o transforme em oxigénio. O sistema, denominado de PhotoSynthetica, vai absorver cerca de 7,3 quilogramas de dióxido de carbono no período de um ano e produzir cerca de 5,5 quilogramas de oxigénio, possibilitando ainda a produção de 30 quilogramas de biomassa.

A Altri assinou um memorando de entendimento para avançar com a construção de uma biofábrica de fibras sustentáveis na Galiza, com capacidade de produção anual de cerca de 200 mil toneladas, avançou hoje a empresa em comunicado. (...) A Altri adianta ainda que esta biounidade estará capacitada para fornecer o cluster têxtil do Noroeste peninsular, contribuindo para o reforço da economia circular e descarbonização de um importante setor económico como é o do setor têxtil.

"Podemos dizer que a construção destas novas fábricas e o processo de expansão da sua gama de produtos diferenciados torna o Complexo de Sines num dos mais avançados, integrados e competitivos da Europa", disse António Brufau.(...) O investimento contempla a construção de uma fábrica de Polietileno Linear (PEL) e uma fábrica de Polipropileno (PP), cada uma com uma capacidade de produção de 300 mil toneladas por ano, estando prevista a sua conclusão em 2025.

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram uma fina membrana capaz de realizar a filtragem de sais de forma mais econômica e com a ajuda de uma proteína presente em algas marinhas. A nova tecnologia é mais eficiente que as disponíveis atualmente, indicam resultados de testes laboratoriais. (...) a equipe resolveu explorar uma técnica já conhecida: a eletrodiálise. “Esse é um método que também precisa de eletricidade, usamos uma corrente elétrica para extrair o sal.