As emissões de NOx causam graves problemas ambientais. Portanto, reduzir a emissão destes poluentes e melhorar a qualidade de vida são cruciais. Estas emissões são controladas em muitos países, incluindo os EUA, a China, o Japão e a União Europeia.
O (...) NOx é emitido durante a combustão estacionária de combustível, processos industriais e outros, transporte e fontes diversas. De 1970 a 2001, a emissão total de NOx de diferentes fontes diminuiu ligeiramente em 20% (de 26 882 para 21 549 kilo toneladas); mas devido a regulamentações apertadas para reduzir as emissões destes poluentes, a emissão total diminuiu drasticamente em 51% (10.489 × 103 toneladas) em 2016.
(...) A emissão de NOx dos veículos é limitada por normas como Euro V e Euro VI; na Euro V, as emissões de NOx limitam-se a menos de 180 mg/km para motores diesel e 60 mg/km para motores a gasolina e na Euro VI, as emissões de NOx são >50% inferiores à limitação da Euro V.[10]
(...) Diferentes tecnologias têm sido utilizadas para controle de emissões de NOx, incluindo pré-combustão, combustão e pós-combustão. (...) As técnicas de pós-combustão são muito eficientes e resultaram numa taxa de redução de NOx muito elevada (>80%), no entanto, em comparação com outros métodos, as técnicas de pós-combustão estão associadas a elevados custos de capital e operacionais. [12 ,13]
Fonte: Zahra Gholami, Guohua Luo, Fatemeh Gholami & Fan Yang, Recent advances in selective catalytic reduction of NOx by carbon monoxide for flue gas cleaning process: a review, Catalysis Reviews, 63:1 (2021) 68-119,
Em que consiste a tecnologia de pós-combustão Selective Catalytic Reduction (SCR)?
Quimicamente o que é AdBlue? Que outros nomes pode ter?
AdBlue®é uma solução aquosa com 32,5% de ureia utilizada para o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) de ureia em motores diesel. A exaustão dos veículos a diesel contém óxidos de azoto/nitrogênio (NOx), que causam poluição do ar. A solução aquosa de ureia de alta qualidade AdBlue® decompõe o NOx em azoto/nitrogênio e água e reduz a poluição do ar.
Fonte: Shinnihon Kasei Co., Ltd.
O AdBlue é uma marca registada da VDA (Associação dos Fabricantes Alemães de Veículos), mas a VDA apenas emite a licença de utilização da marca e o AdBlue é produzido e autocertificado pelo produtor que deverá realizar a análise de qualidade de cada lote antes de o vender no mercado. .
Fonte: Petrol Plaza
É um fluido seguro para uso. (...) No Brasil, o produto chama-se ARLA32, e nos EUA é denominado DEF (fluido de escape/escapamento de diesel). (...) Os veículos com tecnologia SCR possuem um depósito separado cheio de AdBlue. Este é então injetado no tubo de escape, na frente do catalisador SCR, a jusante do motor.
Fonte: Yara
Que consumos esperar desde aditivo e que fabricantes já o utilizam?
Nos veículos Euro4, o consumo de Ad-Blue será cerca de 3-5% do consumo de gasóleo, pelo que um camião típico utilizará entre 1500-2500 litros de Ad-Blue por ano, dependendo do tamanho do motor e da quilometragem. Isso representa cerca de 30-40 litros por semana por camião.
Fonte: Polaris
Para um motor Euro 5, o consumo de Ad-Blue será superior ao Euro4, na ordem de 5-6% do gasóleo gasto, dependendo da condução, da carga e das condições da estrada.
Todos os veículos diesel matriculados após 2015 e equipados com a tecnologia SCR necessitam de utilizar o fluido de escape/escapamento de diesel. Segue uma lista de fabricantes de automóveis que trabalham com AdBlue®: Peugeot, Citroën, Renault, Opel, Jaguar, Mercedes, Mercedes, BMW, Audi, Land Rover e Toyota.
Fonte: Valvoline
Como está a evoluir a adoção pelo mercado deste aditivo?
A região da Europa detinha a maior participação de mercado, representando 27% em 2022. A Europa representava a fatia mais elevada do bolo no mercado global de AdBlue.
(...) A Ásia-Pacífico, por outro lado, deverá desenvolver-se a um ritmo notável devido aos esforços alargados do governo para ajudar o avanço da área automóvel, desenvolver ainda mais a familiaridade com as consequências adversas da queima de combustível no clima e expandir a urbanização.
Fonte: Maximize Market Research