O foco deste projeto recai sobre o hidrogénio verde, que será utilizado para abastecer a Sinopec Tahe Petrochemical. Aliás, esta será a primeira vez que a China vai utilizar energia fotovoltaica para produzir hidrogénio verde, diretamente, em larga escala.(...) A instalação tem uma planta de eletrólise de água de última geração, com capacidade anual de 20.000 toneladas. O tanque esférico de armazenamento de hidrogénio tem uma capacidade de 210.000 metros cúbicos, e a rede de gasodutos de transmissão de hidrogénio tem uma capacidade de 28.000 metros cúbicos por hora.
O novo algoritmo criado pelo Instituto Holandês de Investigação Espacial (SRON) é capaz de descobrir automaticamente nuvens de metano libertadas por superemissores – uma grande exploração de carvão, por exemplo – em diferentes partes do mundo. Para completar esta tarefa, recorre ao machine learning para analisar os dados obtidos diariamente pelo satélite europeu Sentinela 5P. O algoritmo também é capaz de calcular sozinho as emissões associadas com base em dados relativos às concentrações do gás e às velocidades do vento.
- Só três assinaram. Alemanha vê perigar apoio ao e-Fuel
Depois de ter conseguido pressionar a União Europeia a abrir uma excepção, para os combustíveis sintéticos (e-Fuel), naquilo que são os esforços rumo às emissões zero, eis que a Alemanha vê perigar a intenção de alargar o mesmo compromisso, a outros países do mundo. Isto porque, até ao momento, só três já assinaram a declaração de compromisso.
Chama-se Laura Maersk e é o primeiro cargueiro verde do mundo. (...) O cargueiro Laura Maersk tem 172 metros de comprimento e é o primeiro de 25 navios da Maresk, empresa proprietária, que vão ser alimentados a metanol verde e que vão começar a operar em 2023. (...) É considerado verde quando é produzido a partir de substâncias de baixo carbono, como são o hidrogénio e a biomassa. De acordo com o Instituto do Metanol, este combustível verde pode reduzir as emissões de CO2 entre 60 a 95%.