Últimas

Search Suggest

Sobre a refinaria de Ryazan, grande abastecedora da capital Moscovo, e os ataques por drone a refinarias russas como tática ucraniana na guerra travada contra a Rússia



A refinaria de Ryazan, a cerca de 200 quilómetros a sudeste de Moscovo, tem uma capacidade de 17,1 milhões de toneladas por ano, ou cerca de 340 mil barris por dia. É um importante fornecedor de combustíveis para motores para as regiões russas ao redor da capital.

 

A Ryazan Oil Refining Company (RORC), uma subsidiária da estatal russa Rosneft, é a proprietária e operadora da refinaria, que está em operação desde outubro de 1960.

A Rosneft ganhou o controlo da refinaria ao adquirir a TNK-BP, uma joint venture 50-50 entre a BP e o consórcio AAR, em março de 2013.

(...) O complexo da refinaria de petróleo abriga quatro unidades de processamento de petróleo bruto, uma unidade de hidrotratamento de gasóleo a vácuo (VGO), uma unidade de produção de hidrogénio (HPU), uma unidade de alquilação de ácido sulfúrico (SAAU), uma unidade de craqueamento catalítico (CCU), uma unidade de visbreaking de betumes, e uma unidade de reforma catalítica (CRU).

Abriga também uma unidade de reforma aromática, uma unidade de hidrotratamento de diesel (DHT), uma unidade de hidrotratamento de querosene, uma unidade de isomerização a baixa temperatura e uma unidade de fracionamento de gás, juntamente com instalações de produção de betume e ácido sulfúrico.

(...) Os produtos petrolíferos produzidos pela refinaria são transportados por via férrea, rodoviária e por oleoduto, sendo a maior parte fornecida à região de Moscovo.

Fonte: NS Energy 




A Rosneft é a líder da indústria petrolífera da Rússia e a maior empresa petrolífera de capital aberto do mundo. As atividades da Rosneft incluem exploração e produção de hidrocarbonetos, projetos offshore upstream, refinação de hidrocarbonetos e comercialização de petróleo bruto, gás e produtos na Rússia e no exterior.

Fonte: Companies Market Cap



Drones ucranianos atacam em 2024 a refinaria de Ryazan (e outras mais) como tática de guerra no conflito Rússia-Ucrânia



As três instalações atingidas por drones ucranianos em [Março 2024] representam cerca de 12% da capacidade de processamento de petróleo da Rússia.

Fonte: Energy Connects