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Revista de imprensa (2024.13): Draghi pressiona lítio; GALP só vai refinar lítio em 2028 sob custo duplicado; Bondalti pondera refinar em Espanha


Mario Draghi apresentou um ambicioso plano de fomento económico e industrial para a Europa. No relatório com mais de 300 páginas, o ex-líder do Banco Central Europeu (BCE) deixa sugestões para os sectores mais relevantes, mas há um onde Portugal surge referido e onde pode fazer realmente a diferença: a exploração de lítio. “A UE deve fomentar o potencial dos seus recursos domésticos através da mineração, reciclagem e inovação em materiais alternativos. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a UE tem depósitos de alguns minerais críticos, como o lítio em Portugal”, pode-se ler. “Acelerar a abertura de minas domésticas pode permitir à UE ir de encontro às suas necessidades de consumo para alguns minerais críticos”. Fonte: Jornal Económico


A maior fábrica de lítio da Europa, um projeto conjunto entre a Northvolt, fabricante de baterias sueca, e a Galp, está a enfrentar um atraso de dois anos no seu cronograma inicial. A joint venture, anunciada em 2021, tinha como objetivo começar a processar 52 mil toneladas de hidróxido de lítio por ano até 2026, suficiente para produzir baterias para substituir 650 mil veículos de combustão interna. No entanto, a produção foi adiada para 2028. (...)  A Galp afirmou, em comunicado ao Sifted, que continua comprometida com o projeto, conhecido como Aurora. Contudo, a incerteza no acesso a subsídios nacionais e europeus, bem como dificuldades na previsão de fornecimento de lítio de origem portuguesa, estão entre os fatores que têm prejudicado os prazos. | Fonte: Executive Digest


  • Custo da refinaria de lítio de Setúbal quase duplicou para 1.300 milhões

O projeto da refinaria de lítio para Setúbal viu o seu custo previsto subir de 700 milhões, estimado em 2022, para um valor entre os 1.100 e os 1.300 milhões de euros. A Unidade Industrial de Conversão de Lítio (UICLi) está a ser desenvolvida pelo consórcio Aurora Lithium, da Galp e dos suecos da Northvolt. A entrada em operação está prevista agora para 2028, dois anos mais tarde do que o inicialmente previsto. O projeto ainda aguarda pela decisão final de investimento pelos promotores. Por ano, vai sair daqui o lítio suficiente para equipar as baterias de 650 mil automóveis. (...) No EIA pode-se ler que a refinaria tem uma vida útil prevista de 25 anos, com o objetivo de produzir anualmente 32 mil toneladas de hidróxido de lítio monoidratado. | Fonte: Jornal Económico


O administrador da Bondalti Luís Delgado afirma que a Liftium, a empresa criada pelo grupo para atuar na cadeia de valor do lítio, mantém o objetivo de iniciar a produção da fábrica de refinação em 2027. O que está em discussão é a localização, com Portugal e Espanha como hipóteses. No entanto, o país vizinho posiciona-se neste momento como mais atrativo em termos de licenciamento da unidade, o que pode ser mesmo o fator de desempate, e levar a fábrica para o lado de lá da fronteira.  | Fonte: ECO