Últimas

Search Suggest

Sobre a falsa vantagem da ingestão de água alcalina, e o que se alega ou não sobre as virtudes de saúde de optar por um pH elevado na água



ALGUM CONTEXTO: 

Existe uma moda de valorizar as águas alcalinas pelo seu alegado benefício para a saúde humana. Porventura decorre da moda das dieta alcalinas, que, segundo resumo fornecido pelo Chat GPT, é um tipo de plano alimentar que se baseia na ideia de que os alimentos que consumimos podem afetar o pH do corpo, alterando a acidez ou a alcalinidade do sangue e dos tecidos. Segundo os defensores dessa dieta, a alimentação pode ajudar a equilibrar os níveis de pH do corpo, promovendo saúde e prevenindo doenças. 

O artigo da Wikipédia sobre a dieta alcalina é peremptório no assumir que se trata de uma noção equívoca esta a de acreditar que o pH do corpo é modificado pelos alimentos, no qual se inclui a água.

Embora a água possa ser alcalinizada artificialmente existem algumas fontes naturais de água alcalina no mundo, como se exemplifica nesta publicação com duas delas, uma portuguesa outra brasileira.


* * *


Água de Monchique - Portugal

pH a 25 °C: 9,5

Monchique vem do latim, mon cicus, que significa fonte sagrada. Há registos que remontam à ocupação romana que segundo os escassos dados científicos disponíveis, terá ocorrido logo após o final da Segunda Guerra Púnica, designadamente durante as primeiras décadas do século II a.C. e houve ainda vários Reis portugueses que foram “a banhos” às termas de Monchique. Desde há muito que lhe foram reconhecidos benefícios muito grandes à saúde. [portanto] registos que remontam à ocupação romana.

Tendo em conta o nosso conhecimento do mercado das águas engarrafadas, a grande maioria das águas no mercado nacional [Portugal] tem o valor do pH abaixo de 7. A Água Monchique é a única água nacional com o valor de pH 9,5. Existem outras águas alcalinas no mundo, mas com o grau de alcalinidade da Água Monchique são muito poucas as águas naturalmente alcalinas.

Fonte: Água de Monchique


Água Ibirá - Brasil

pH a 25 °C: 10,15

A Água Mineral Ibirá (São Paulo, Brasil), pura e cristalina, é cuidadosamente captada do subsolo das Termas de Ibirá, local reconhecido há muitos anos pela ação terapêutica de suas águas minerais.

O subsolo tem predomínio de rochas basálticas, o que enriquece naturalmente suas águas. A combinação flúor-carbonatos-vanádio, a presença de sulfatos e o pH alcalino fazem da Água Mineral Ibirá uma dádiva da natureza, com sabor característico.

Fonte: Água Ibirá Online


Qual a importância do pH alcalino da água para a saúde humana segundo as marcas que comercializam estes produtos?

Segundo a marca Monchique, é recomendado o consumo de água com um pH superior a 7, pois desta forma irá neutralizar os efeitos do consumo de alimentos ácidos, contribuindo assim para a redução dos sintomas de refluxo gastresofágico. A verdadeira importância no consumo de água alcalina está na sua composição e nos efeitos inerentes a ela. Este alimento não contém resíduos ácidos, daí ser importante e crucial o consumo desta água quando está a fazer uma dieta intensiva, pois os ácidos que a dieta proporciona serão reduzidos através do efeito da água alcalina. Este processo que vai desde a ingestão da água até ao funcionamento do estômago e do pâncreas faz com que o sangue se torne mais alcalino, e isso proporciona uma condição de vida mais agradável e saudável. 

Já as águas Ibirá, apresentam na comunicação abaixo um conjunto de nove benefícios alegadamente proporcionados pela água alcalina.



Qual a importância do pH alcalino da água para a saúde humana segundo a literatura científica?

Investigadores do Grupo de Trabalho de Hidratação da Indonésia, pertencente à Faculdade de Medicina Universitas Indonésia, Jacarta, Indonésia, publicaram em 2024 o estudo "Efeitos na saúde da água alcalina, oxigenada e desmineralizada em comparação com a água mineral entre população saudável: uma revisão sistemática ".

Neste trabalho tiveram como objetivo sistematicamente rever as evidências sobre os efeitos da água alcalina, oxigenada e desmineralizada na saúde em comparação com a água mineral água entre a população saudável.

Em comparação com o consumo de água mineral, o consumo de água alcalina e oxigenada não apresentou qualquer diferença significativa na microbiota intestinal, no pH da urina, nos parâmetros sanguíneos ou nos parâmetros de aptidão física. Enquanto que o consumo de água desmineralizada a longo prazo resultou numa menor qualidade da ingestão de determinados nutrientes.

Evidências recentes não comprovam quaisquer efeitos adicionais para a saúde da água alcalina, oxigenada ou desmineralizada em comparação com a água mineral. Em contraste, está provado que o consumo de água desmineralizada a longo prazo leva a efeitos adversos.