A Paebbl é uma empresa holandesa com uma missão focada no combate ao aquecimento global a uma escala sem precedentes. A empresa acredita que os imensos volumes de gases com efeito de estufa que a humanidade necessita de albergar são uma grande oportunidade: o CO2 pode ser literalmente um bloco de construção para a sociedade.
A mineralização de carbono é um processo natural que transforma o dióxido de carbono em pedra – mas, como acontece com a maioria dos processos geológicos, demora séculos. Com base em 20 anos de investigação, a Paebbl descobriu uma forma de acelerar o processo por um fator de dez milhões com um uso mínimo de energia. Combina o carbono capturado com minerais abundantes para criar uma matéria-prima com carbono negativo. Em termos técnicos, a Paebbl transforma cada molécula de CO₂ numa molécula mineral de CO3 que mantém o carbono retido durante um tempo extremamente longo, sendo ao mesmo tempo um constituinte útil do betão.
No presente, a Paebbl está focada em implementar o seu material como um substituto para o cimento e outros materiais cimentícios na mistura de betão: um material cimentício suplementar que armazena carbono.
Os materiais Paebbl podem atualmente substituir entre 10% e 30% de cimento em misturas de betão, dependendo dos requisitos específicos de desempenho e trabalhabilidade do projeto.
À escala comercial, por cada tonelada de CO₂ processada, a tecnologia da Paebbl emite aproximadamente 0,2 toneladas de CO₂, fazendo da solução uma ferramenta poderosa para a descarbonização.
O CO₂ armazenado nos materiais Paebbl permanece permanentemente sequestrado, mesmo que a estrutura de betão seja demolida. A mineralização de carbono estabiliza o CO₂ no seu estado de menor energia, formando ligações químicas que impedem a sua libertação para a atmosfera.
As plantas piloto e de demonstração da Paebbl estão localizadas em Roterdão. A empresa estima que até 2030 três fábricas de dimensão comercial estarão operacionais com uma capacidade de produção combinada de mais de um milhão de toneladas de materiais de construção que armazenam carbono.