Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o peso da indústria química nas indústrias desde 1980


image

1. Mercados Emergentes (China, índia, Brasil):
O peso da indústria química na indústria chinesa manteve-se praticamente inalterado no período considerado.
No Brasil a indústria química aumentou a sua expressão na indústria nacional, embora de 2000 a 2006 se tenha verificado uma queda.
A Índia parece ser o mercado emergente que mais incorporou indústria química no seu panorama industrial ao longo de 26 anos. Neste período a expressão da indústria química mais do que duplicou.
2. Japão
A expressão da indústria química neste país subiu ligeiramente de 1980 a 2000, tendo decrescido um pouco depois.
3. Europa (Holanda, Espanha e Reino Unido)
A Holanda viu o peso da indústria química aumentar em 5% de 1980 a 2006, sendo de referir que a subida verificou-se mais acentuada na década 2000 a 2006. Dos países ocidentais considerados, a Holanda é o país em que a indústria química é mais importante para a indústria total.
Nos 26 anos considerados, a Espanha manteve a expressão da indústria química praticamente inalterada, representando nesse período quase 10% do total.
A par da Índia, o Reino Unido foi o país em que a expressão da indústria química mais do que duplicou nos 26 anos considerados. A expansão desta indústria foi praticamente conseguida entre 1980 e 2000.
4. EUA:
O peso da indústria química no total do país aumentou em cerca de 4% em 26 anos, representando em 2006 cerca de 14% do total da sua indústria.
5. Notas Gerais:
Na maior parte dos países considerados, a indústria química tem um peso relativemente idêntico para as suas indústrias, até 10%.
São excepção a Índia, onde esta indústria representa 20%, a Holanda onde representa 16% e os EUA com 14%.

Fonte: UNIDO – Structural Change in the World Economy: Main Features and Trends

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...