Fonte: HalliBurton
"A engenharia de reservatórios é uma das disciplinas fundamentais na planificação do desenvolvimento de campos petrolíferos.
A função da simulação de reservatórios é essencialmente ajudar os engenheiros a compreender os mecanismo de produção e de pressão de um reservatório e, consequentemente, prever perfis de produção em função do tempo, o que corresponde às reservas extraidas.
Através da simulação de reservatórios petrolíferos, consegue-se prever o comportamento de um reservatório por intermédio de relações entre pressão de operação, níveis de produção e injeccção, (...) propriedades da rocha e dos fluidos, tais como a porosidade, a saturação e a permeabilidade.
Esta relação não é mais do que um simples balanço de matéria tão familiar aos estudantes de Engenharia, isto é, o que entra menos o que sai de um volume definido é igual ao que se acumula neste.
(...)
A complexidade começa quando se refina a descrição do reservatório em termos geológicos e em termos da caracterização das várias propriedades da rocha e dos fluidos, tanto lateralmente como em profundidade.
Para conseguir modelar matematicamente esta situação há que dividir o modelo físico das propriedades do reservatório a três dimensões em pequenos blocos que comunicam entre si.
(...)
O resultado é um sistema de equações diferencicais que modelam o fluxo do fluido entre cada bloco e os blocos adjacentes, bem como a variação da pressão de cada bloco devido à compressibilidade e à acumulação do fluido.
Dado que o número de blocos de um modelo é normalmente muito grande, é necessário o acesso a computadores para resolver esta matriz, utilizando software desenvolvido para o efeito, o chamado simulador de reservatórios."
Trecho do livro: O universo da Indústria Petrolífera - Da Pesquisa à Refinação, dos autores Jorge Salgado Gomes e Fernando Barata Alves.