Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre Shams 1 (Dubai), a maior unidade de geração de energia solar concentrada do mundo




"Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, uma federação de reinos ricos em petróleo, inaugurou oficialmente neste domingo a maior indústria de Energia Solar Concentrada (CSP) do mundo, cujo custo de construção foi de 600 milhões de dólares, e que fornecerá energia para 20 mil residências.


A indústria Shams 1, de 100 Megawatts, é "a maior do mundo em operação com energia solar concentrada", disse Sultan al-Jaber, director da Masdar-Abu Dhabi, uma das parceiras do projecto e que supervisiona o plano do emirado de gerar 7 por cento da sua demanda energética a partir de fontes renováveis até 2020.

"Shams 1 incorpora a tecnologia solar cilindro-parabólica mais inovadora e conta com 258.000 espelhos montados em 768 colectores cilindro-parabólicos", explicaram fontes da empresa.

 "Mediante a concentração de calor procedente dos raios solares em tubos onde circula um óleo sintético, Shams 1 produz vapor que movimenta uma turbina, gerando electricidade", explicaram. "Adicionalmente, o projecto solar usa um sistema para aumentar a temperatura do vapor ao entrar na turbina, o que aumenta a eficiência do ciclo", acrescentaram.

A indústria fica no deserto de Madinat Zayed, na região ocidental, 120 quilómetros a sudoeste de Abu Dhabi, capital dos Emiratos Árabes Unidos, no coração de uma das regiões mais ensolaradas e quentes do mundo.

 "É a maior indústria de energia solar por concentração em funcionamento no mundo", afirmou Sultan Sultan al Jaber, conselheiro delegado da Masdar, organismo de Abu Dhabi encarregado do projecto.


O parque solar é composto por longas linhas de espelhos parabólicos espalhados numa superfície equivalente a 300 campos de futebol. As 192 fileiras de colectores de Shams-1, protegidos da areia por um dispositivo especial, geram uma energia que evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 ao ano.

 Isto equivale a retirar de circulação 15.000 automóveis, destacou a empresa.

 A Masdar detém 60 por cento do projecto, enquanto a francesa Total e a espanhola Abengoa Solar possuem 20 por cento cada."

Fonte: ANGOP



View Mapa da Indústria (Blogue Engenharia Química) in a larger map


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...