Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o novo colírio desenvolvido por equipa com engº químicos da UNICAMP (Brasil), para prevenir a retinopatia diabética.



"Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um colírio capaz de prevenir e tratar a retinopatia diabética (RD), complicação que pode comprometer a visão de pessoas com diabetes

A equipa é liderada por Jacqueline de Faria, que estuda a doença há 20 anos. Porém, apenas em 2008 começou a desenvolver o colírio com um grupo de oito pesquisadores. Primeiro foram estudados os possíveis mecanismos para o tratamento. Depois estudadas as substâncias que poderiam atuar para controlar a doença. Após o grupo da FCM, se juntaram ao trabalho pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química (FEQ) da Unicamp.

Os primeiros testes foram feitos em ratos de laboratório e, além de resultados positivos no tratamento, não apresentaram reações adversas. O principal desafio foi desenvolver um produto que conseguisse driblar as barreiras oculares e chegar até a retina levando o princípio ativo.

O novo medicamento ainda está em fase de estudos com ratos de laboratório e precisa ser testado em seres humanos. Mas, para isso, é preciso que alguma indústria farmacêutica se interesse pelo produto, adquirindo a patente, e banque as pesquisas."

Fonte: Agência Fapesp e G1

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...