Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre Octave Levenspiel (1926-2017), nome maior da engª química mundial, e especialista em engenharia das reações químicas




Octave "Tavy" Levenspiel, professor emérito de engenharia química na Oregon State University, morreu pacificamente aos 90 anos no passado dia 5 de março de 2017.

Um pioneiro no campo da engenharia da reação química, Levenspiel tornou-se, em 2000, o primeiro membro do corpo docente do Estado de Oregon a ser eleito para a Academia Nacional de Engenharia, a mais alta distinção norte-americana para engenheiros, tanto na academia como na indústria.

A carreira de Levenspiel  estendeu-se por mais de quatro décadas, durante a qual produziu centenas de publicações em revistas de especialidade e meia dúzia de livros de texto autoritários. Seu livro inovador Chemical Reaction Engineering, publicado pela primeira vez em 1961, foi citado mais de 11.000 vezes e foi traduzido para mais idiomas do que qualquer outro volume na literatura de engenharia química.


O seu percursos escolar multicultural merece detaque: frequentou um jardim de infância alemão em Xangai (China), uma escola primária e secundária inglesa e uma universidade francesa antes de embarcar para os Estados Unidos em 1946 para completar seus estudos de graduação. Levenspiel terminou seu diploma de bacharel em química na Universidade da Califórnia, Berkeley, em 1947.

Seguiu-se a Oregon State University, onde obteve seu mestrado em 1949, e seu doutoramento em 1952, ambos em engenharia química. Ao se formar, e já depois de se casar com Mary Jo Smiley, Levenspiel ingressou como professor universitário.  A sua carreira no ensino universitário acabaria por levá-lo à Universidade Bucknell, em localizada na Pensilvânia, depois ao Illinois Institute of Technology (Chicago) e, finalmente, de volta à Oregon State University, com dois sabáticos passados ​​em Cambridge (Inglaterra). 

Levenspiel encontrava-se aposentado desde 1991, mas continuou a escrever e editar os seus livros didáticos, incluindo a terceira edição de Chemical Reaction Engineering (1999), Rambling Through Science and Technology (2009) e Tracer Technology (2012).

_ _ _
Agradecimento: André Lopes do Santos

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...