Últimas

Search Suggest

Sobre a inovação como imagem de marca da 3M

image
A 3M é uma empresa com 110 anos, que ao longo da sua existência tem vindo a distinguir-se por ter conseguido manter uma perfil de funcionamento assente na inovação,  que é hoje referência mundial.
Quem conhece a empresa afirma que a sua vincada cultura de inovação assenta em 4 pilares fundamentais:
  1. Atrair e manter pessoas criativas e produtivas;
  2. Criar um ambiente desafiante;
  3. Projectar a organização da empresa respeitando as pessoas que nela trabalham;
  4. Premiar as pessoas em termos económicos e auto-estima. 
      image image 

A partir daí a inovação vai surgindo porque as pessoas comunicam. Nos corredores, como nos cafés e laboratórios, as pessoas conversam abertamente sobre o que estão a fazer, as suas ideias, os seus problemas. Ao contrário do que é comum em organizações tradicionais, na 3M a comunicação não olha a secção ou departamento, todos participam em fóruns multidisciplinares e o resultado é que as pessoas acabam por ter uma ligação à empresa como um todo e não apenas à divisão onde trabalham.
A empresa orgulha-se da sua “Regra dos 15%”, a qual prevê que cada funcionário dispenda 15% do tempo em projectos próprios. Além disso, desde 1977 que a empresa define metas quanto à idade dos seus produtos: actualmente, a meta é garantir que 30% das vendas provenha de produtos lançados há menos de 4 anos.
Acima de tudo, a empresa sabe que as pessoas inovadores sentem-se motivadas quando são encorajadas, têm apoio e sentem liberdade para agir. A empresa sabe também que a maior parte das ideias não conduz ao sucesso e estima em 60% o peso dos projectos que não conduzem a êxito. Porém, a 3M não penaliza os funcionários pelo seu fracasso, preferindo ao invés premiar os seus funcionários mais bem sucessidos todos anos.
O segredo da empresa, se é que se pode arriscar dizê-lo, passa porventura por nunca desprezar uma ideia ou facto, pois nunca se sabe se a pessoa ao lado precisa dela ou a considera útil.
Fonte: 3M