Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o Efeito Anel de Café (coffee-ring) e a sua anulação


Um grupo de físicos da Universidade da Pensilvânia descobriu que a alteração da forma das partículas suspensas num líquido podem anular o efeito conhecido como "Efeito Anel de Café" (coffee-ring effect).

Este fenómeno caracteriza-se pelo acumular de partículas suspensas nos limites de uma gota de um líquido que está a evaporar. No caso do café este efeito é reponsável pelo facto de as manchas de café terem uma distintiva borda mais escura. Trata-se como tal de um fenómeno que dificulta a formulação de tintas e revestimentos.

Ao que parece, o problema ocorre porque a maior parte das partículas suspensas têm a forma esférica. Quando uma gota de líquido está a evaporar, o fluido desloca-se do centro da gota para as fronteiras, arrastando consigo as partículas esféricas nele suspensas. Os físicos da Universidade da Pensilvânia descobriram que este arrastamento não é verificado no caso das partículas elípticas.

Porém, isto não significa que seja necessário mudar a forma de todas as partículas do formato esférico para o elíptico. Os mesmo investigadores descobriram que a adição de uma pequena quantidade de partículas elípticas pode ser suficiente para anular o efeito coffee-ring numa suspensão.

Fonte: C&En

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...