Últimas

Search Suggest

Mensagens

Sobre a cera Montan: origem, aplicações, método de produção e características


A cera Montan, também conhecida como cera de linhito, é derivada da extração de linhito com solvente. A primeira produção de cera Montan em escala comercial ocorreu na Alemanha durante a segunda metade do século XIX, e a Alemanha continua a liderar o mundo na produção deste tipo de cera.

A cera Montan bruta é encontrada na Alemanha, Europa Oriental e áreas dos Estados Unidos em certos tipos de depósitos de linhito ou carvão castanho que foram formados ao longo de milhões de anos na transformação de material vegetal fóssil. A cera que protegia as folhas das plantas não se decompôs e enriqueceu o carvão. Após a mineração, a cera montan é extraída do carvão por meio de solvente que é destilado da solução de cera e removido com vapor sobreaquecido.

Aplicações da cera Montan.

O maior fabricante de cera montan do mundo é Romonta GmbH, Arnsdorf, Alemanha. Fornece mais de 80% da cera Montan aos Estados Unidos (400 toneladas em 2001). O maior uso tradicional da cera montana é na formulação de tintas para papel químico (papel carbono). A diminuição do uso de papel químico resultou na refinação da cera Montan para uso na formulação de produtos de polimento, borracha e lubrificantes plásticos. Seus usos também se estendem ao revestimento de frutas, impermeabilização, como aditivo de asfalto e acabamento de couro. Emulsões de cera de Montan também são usadas em revestimentos anti-graffiti temporários (26). 

Como a cera montana reduz a condutividade hidráulica em até cinco ordens de magnitude e possui uma grande resistência química, é também usada para o encapsulamento subterrâneo de resíduos perigosos. A cera de Montan é dura e quebradiça, com propriedades semelhantes às da cera de carnaúba, produto que pode substituir.
_____
Fonte: Kirk-Othmer Food and Feed Technology, John Wiley & Sons, 2007


A composição e o modo de obtenção da cera Montan:

A cera de Montan é um produto que pode exibir um espectro de cores desde o cor castanha escuro até  ao amarelo e bege, e compreende uma mistura complexa de ácidos carboxílicos de cadeia longa e seus ésteres, álcoois de cadeia longa, resinas, asfaltenos e resíduos escuros. Solventes como benzeno, gasolina e tolueno podem ser aplicados para a extração de cera de Montan a partir de carvão castanho rico em betume.

Atualmente, o tolueno é usado como solvente normal para o processo de extração da cera de Montan. As propriedades da cera de Montan dependem principalmente das matérias-primas (tipos de carvão castanho especiais dos diferentes depósitos minerais naturais), do solvente e das condições de extração.
_______
Fonte (i): Yan Wang, Volker Herdegen & Jens-Uwe Repke (2015) A Model Approach for the Montan Wax Extraction: Model Development and Experimental Analysis, Separation Science and Technology, 50:15, 2311-2326

Fonte (ii): Yuan, C., Qin, Y., Zhang, M. et al. A New Method of Testing and Evaluating the Quality of Refined Montan Wax: Digital Color and GC Fingerprint. Chromatographia 78, 1283–1292 (2015).