Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre as IX jornadas do CICECO (Aveiro)


ciceco
No âmbito do 10º aniversário do Centro de Investigação de materiais cerâmicos e compósitos, mais conhecido por CICECO, sito em Aveiro (Portugal), tiveram lugar nos dias 2 e 3 de Maio de 2012 as IX jornadas do referido centro, subordinadas ao mote "Materiais para um futuro melhor: energia, comunicação, saúde e sustentabilidade.
No evento mobilizou 280 participantes, tendo sido apresentados 158 pósters relativos a trabalhos de investigação realizados.
No âmbito das apresentações em plenário, passo a sumariar algumas que tive a oportunidade de assistir:

1. Células de combustível do tipo MCFC (Molten Carbonate Fuell Cells) [por F. Figueiredo]:   

    - Estudo dos principais fatores que afetam o rendimento de MCFC usando o sistema Na2Co3/LiCo3, de entre variáveis como o tipo de fase gasosa, tamanho das partículas, o tipo de fase oxidante e a via escolhida para o processo;

2. Processamento a Pressões Ultra Elevadas (Ultra High Pressure Processing) [por D. Evtuguin]:
    - Estudo da utilização de tratamentos a elevadas pressões com vista a expandir o número de ciclos de reutilização das fibras de pasta de papel (por reciclagem);

3. Membranas cerâmicas para separação de oxigénio [por H. Kovalesky]:     - Síntese de membranas de BSCF (Ba0,5 Sr0,5 Co0,8 F0,2 O3-delta) simétricas e assimétricas com vista à separação de oxigênio. A presença de enxofre revelou-se muito impactante nos resultados.

4. Multi-funcionalização de nanopartículas [por F. Maia]:
    - A funcionalização de nanopartículas pode incidir sobre propriedades tão díspares como a fotoluminescência, fotocatálise, hidrofobicidade, anti-abrasão, anti-corrosão (self-healing), ferroeléctrico/piezoeléctrico, antimicrobial, crómatico (self-sensing). O trabalho apresentado mostrou como se pode encapsular fenolftaleína em nanopartículas que depois sinalizam a corrosão pela mudança de pH.
5. Materiais usados nos fatos aerospaciais [por L. Young]:
    - A conservação de fatos aerospaciais é atualmente um enorme desafio porque um só fato pode conter materiais tão diversos como: teflon, fibra de vidro, neoprene, nylon, lycra, PVC, borracha e alumínio.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...