Últimas

Search Suggest

Sobre o futuro da fábrica de PTA da Artlant (em Sines), após insolvência da La Seda de Barcelona



"A empresa norte-americana Plastipak fez uma oferta de 328 milhões de euros pela divisão de embalagens da La Seda de Barcelona, que aguarda agora autorização judicial para ser vendida, revelaram à agência EFE fontes conhecedoras do negócio.

A La Seda de Barcelona é dona de 41,1% da portuguesa Artlant – unidade e fábrica europeia de PTA, matéria-prima utilizada para a produção de PET – que tem como acionistas a BA Vidro e Caixa Geral de Depósitos.

A Forest Partners, que desde o início do ano está mandatada judicialmente pelo Tribunal de Barcelona para gerir a La Seda, já reclamou permissão para efetuar a venda da divisão de embalagem à norte-americana Plastipak, indicaram as mesmas fontes à EFE.

A Plastipak é uma das empresas líderes no desenvolvimento, fabrico e distribuição de embalagens, com um volume de negócios anual de 2.400 milhões de dólares (1,92 mil milhões de euros).

Concorreram inicialmente cinco interessados na divisão de embalagens da La Seda de Barcelona, embora numa segunda fase tal número tenha sido reduzido para três.

Em janeiro havia sido noticiado que a BA Vidro e o fundo de investimento norte-americano Anchorage estava em negociações com o administrador de insolvência da La Seda de Barcelona e um juiz para tentar travar a liquidação da empresa química catalã, segundo a imprensa.

O jornal El Economista referiu então que o grupo português BA Vidro, maior acionista da La Seda, e o Anchorage procuraram chegar a acordo sobre eventuais cortes na dívida para conseguir levantar o pedido de liquidação formulado há duas semanas.


A La Seda solicitou em janeiro deste ano a sua liquidação, decisão comunicada pelo presidente do grupo químico, o português Carlos Moreira da Silva, à Comissão Nacional de Mercado de Valores espanhola."

Fonte: OJE/Lusa, 5-11-2014