Últimas

Search Suggest

Revista de imprensa BEQ (2021.6): frio no Texas abala petróleo global, EDP estrutura-se para o H2, petróleo e dívida angolana, e H2 no Alentejo e Setúbal


"Mais de quatro milhões de barris diários – quase 40% da produção de petróleo dos Estados Unidos – deixaram de ser produzidos, segundo operadores e executivos. A produção de um dos maiores centros de refinação de petróleo do mundo regista uma forte queda. As hidrovias que ajudam a transportar o petróleo dos EUA para o resto do mundo ficaram bloqueadas durante grande parte da semana."


"As grandes empresas do sector, como as europeias Total e ENI, retomaram o investimento em Angola. A Total iniciou em Julho de 2018 um projecto no ultra-deep-offshore do Koambo (a 1950 metros de profundidade), destinado a produzir 230 mil barris/dia. (...) Angola espera também reequilibrar a balança energética, agravada pela importação de produtos refinados, com a construção de uma refinaria em Malembo, Cabinda, com uma capacidade de refinação final de 60 mil barris diários. "


"A EDP lançou duas novas unidades de negócio focadas nas energias renováveis. A primeira, a H2 Business Unit (H2BU), será o novo braço do grupo para o desenvolvimento de projetos de hidrogénio verde, enquanto a outra unidade será dedicada ao armazenamento. Constituída na América do Norte, esta segunda pretende atingir uma capacidade de 1 GW em armazenamento em cinco anos. (...) A H2BU irá focar-se no desenvolvimento de oportunidades de hidrogénio verde junto de setores como a indústria do aço, química, refinarias e cimentos, bem como transportes pesados de longo curso"


"A portuguesa Hyperion pretende produzir hidrogénio no Alentejo e Setúbal a partir de fontes renováveis e com o objetivo de exportar para Espanha ou via porto de Sines, fornecer a indústria e injetar na rede de gás natural. A Hyperion tem projetos acima dos 300 milhões de euros para a produção de hidrogénio verde em Portugal. A companhia portuguesa quer desenvolver duas centrais localizadas em Setúbal, e no Alandroal, distrito de Évora, para produzir este gás a partir de fontes renováveis."