Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre os resultados do 1º inquérito do BEQ aos seus leitores: emprego mais desejado vs. emprego mais popular



No período compreendido entre 18 de Setembro de 2017 e 30 de Outubro de 2017, o BEQ promoveu o 1º inquérito aos seus leitores, o qual compreendeu um conjunto de 6 questões anónimas sobre o tema da engenharia química, focado nas questões do emprego e da visibilidade pública da profissão. Com base nesta estrutura, decidiu-se dividir em duas publicações os resultados obtidos sendo esta a primeira delas, dedicada ao tema do emprego. Veja a segunda publicação aqui.

Foram questionados, por via digital, um total de 102 profissionais ou estudantes de engenharia química, dos quais 100 respostas foram consideradas válidas. A amostra compreendeu a seguinte distribuição geográfica: 73% dos inquiridos fez/faz os seus estudos superiores em Portugal, 26% no Brasil, e 1% em Moçambique. Do mesmo conjunto de inquiridos, 26% ainda era, à data da realização do inquérito, estudante de engª química; 13% tinha concluído os estudos há menos de 1 ano; 31% concluíra há 1 a 5 anos atrás; 20% concluíra há 6 a 10 anos atrás, e 10% concluíra os estudos há mais de 10 anos.


* * * 

  • Que tipo de atividades/funções profissionais gostaria de desempenhar?
Quando questionados sobre a atividade profissional que mais gostariam de desempenhar, e dando apenas opção de escolha de uma categoria, dois terços dos inquiridos optou por uma de três opções:  (i) controlo de processos, 28% dos casos; (ii) engenharia de produto, 20%; (iii) projeto de engenharia, 19%. A quarta opção mais votada foi a de investigação científica, que somou 13% das respostas. 

Um conjunto de atividades/funções profissionais revelou fraca preferência por parte dos inquiridos, sendo elas: empreendedor (7%), certificação e auditoria (4%), consultoria (5%). A categoria "Outro", que permitia resposta aberta foi escolhida em 4% dos casos, tendo sido reportadas as seguintes funções: Perícia Criminal, Assuntos Regulatórios, e Controlo de qualidade.

Um resultado considerado importante nos resultados obtidos nesta questão, compreende o facto de 0% dos inquiridos ter identificado as funções de Comercial/Venda de produtos químicos como sendo da sua preferência.

* * * 

  • Conhece pessoalmente engº químicos com as funções/atividades profissionais abaixo? (Marque se conhece pelo menos um)
Quando questionados sobre as funções/atividades profissionais dos elementos da sua rede de contactos, os resultados produzidos permitem estimar que tipos de funções desempenhadas por engº químicos são mais populares no universo da lusofonia.

A este respeito, duas funções saltam de imediato à vista, sendo elas a investigação científica (referida por três quartos dos inquiridos) e o controlo de processos (referido por dois terços dos inquiridos). Numa segunda linha de popularidade, todas pontuando entre 40 e 50%, surgem as funções de engenharia do produto, projeto de engenharia, e comercial/venda de produtos de químicos.

Finalmente, as atividades profissionais de empreendedor, certificação e auditoria, e consultor, foram referidas em apenas 20-30% dos casos.

Entre outras conclusões possíveis, estes resultados evidenciam um desfasamento entre a baixa preferência das funções de comercial/vendas e investigação científica, e elevada popularidade destas duas profissões, no contexto da lusofonia. Neste domínio, as funções de controlo de processos, projeto de engenharia química, e engenharia de produto parecem exibir uma maior correspondência entre preferência dos inquiridos e popularidade reconhecida pelos mesmos.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...