Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o 8º aniversário do projeto BEQ (2010-2018)





Hoje, 26 de Fevereiro de 2018, o projeto  Blogue Engenharia Química (BEQ) completa 8 anos de existência. Quando iniciei o projeto tinha 22 anos de idade, era ainda um estudante de mestrado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Portugal). Sonhava com a existência de mais conteúdos de engenharia química em língua portuguesa que pudessem complementar (ou suplementar) o material de natureza académica ou científica, que nem sempre fazia a ponte com o país, a sociedade e o mundo.

Volvidos 8 anos e, com eles, pelo menos 1082 publicações nesta página, o BEQ mantém-se como um projeto que encontrou o seu lugar na internet e o seu público (4º maior blogue de ciência em Portugal, e no limiar de constar do top 300 nacional), e que felizmente mantém uma confortável tendência de crescimento.


Ao nível do conteúdo, o BEQ permanece fiel a critérios editoriais centrados na pertinência e preservação da seriedade temática, procurando assegurar publicações equilibradas (nem demasiado superficiais nem excessivamente técnicas), que prestigiem a área enquanto carreira profissional e estudos perante a sociedade civil, pelo reforço da sua importância e interseção com os mais variantes quadrantes: da política à economia, da inovação à história, da saúde à energia.

As 10 categorias temáticas que contam com mais publicações são as seguintes: Empresas (239), Portugal (205), Economia (197), Académico (151), EUA (127), Brasil (120),  Vídeos (118), Indústria Química (92), Inovação (90), e Sustentabilidade (69). (Talvez sinal dos tempos, esta última categoria não fazia parte do top aquando do 6º aniversário do BEQ, aparecendo agora em substituição da categoria Petróleo).

Para além da ousada proposta de constituir gradualmente um Mapa da Indústria que liste e identifique as principais unidades produtivas da indústria química (e relacionadas) no território da lusofonia (com algumas exceções estrangeiras), o ano de 2017 ficou marcado pelo lançamento da ainda incompleta seção Tendências de Mercado & Tecnológicas, mas também pelo primeiro inquérito do BEQ aos seus leitores, com vista à recolha e sistematização de informação relativa à profissão e às preferências dos seus integrantes.

Por tudo isto e muito mais o BEQ congratula-se por estar de saúde neste seu 8º aniversário e agradece a todos por acreditarem no projeto e fazerem parte dele desse lado do ecrã.

Muito obrigado.

(editor e fundador do BEQ)

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...