Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Revista semanal de imprensa (BEQ.2018.9): menos petróleo angolano, jeans a laser, política para o lítio português, vila contra petróleo no Canadá


Nesta rubrica, o BEQ faz uma compilação de notícias, artigos ou outros conteúdos, descobertos e lidos no decorrer da semana, e que tratam de temas centrais ou conexos com a engenharia química.


O mote é divulgar este ramo engenharia pela promoção e consulta de conteúdos originalmente  publicados por outras fontes que não o BEQ, desde logo blogues, jornais, revistas, ou sites em geral.



 * * *


Um pequeno município da província do Quebeque no Canadá venceu uma batalha judicial contra uma grande companhia de prospecção de petróleo e gás. A primeira reacção do presidente da câmara de Ristigouche foi de alívio, depois de um litígio em tribunal nos últimos quatro anos entre a empresa e os 157 habitantes da vila que não desistiram de proteger a qualidade da sua água.

A Agência Internacional de Energia (AIE) considera que a produção petrolífera de Angola “arrasta-se em África” e terá a maior queda até 2023 a seguir à Venezuela, descendo 370 mil barris por dia (21,8%), para 1,29 milhões.

Quem vier a ganhar as licenças de prospeção e exploração das reservas de lítio terá de ficar em Portugal a contribuir para o desenvolvimento de uma fileira industrial. É esta a principal aposta do Governo, que quer resolver os problemas de escala de algumas futuras concessões encaminhando-as para as Unidades Minero-Metalurgicas e Unidades de Demonstração que o Estado pretende desenvolver.

Fazer umas calças de ganga marcadas e desgastadas requer o uso de milhares de químicos. A nova ferramenta da Levi's permite reduzi-los para "algumas dezenas" e acelerar um processo tipicamente moroso.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...