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Revista semanal de imprensa (BEQ.2020.23): reciclagem de plástico, queima de lamas, polémica no gás engarrafado, e aviões a amoníaco



A Braskem avança mais um pouco no aprimoramento da tecnologia de reciclagem química de plásticos pós-consumo. A companhia assinou um acordo de cooperação com o Laboratório de Engenharia de Polímeros da Coppe/UFRJ, Instituto Senai de Inovação em Biossintéticos e Fibras e com a Fábrica Carioca de Catalisadores. (...) Investimentos na etapa da pesquisa estão estimados em R$ 2,7 milhões


A fábrica de cimento mais antiga do país tem hoje uma taxa de substituição de combustíveis fósseis por alternativos de 40%, mas a Cimpor acredita poder chegar a 90%. A queima de mais resíduos, e de novos tipos, que pediu à Agência Portuguesa do Ambiente, reduzirá emissões e custos energéticos.


A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) afirmou hoje estar perplexa com as "análises superficiais" que têm sido feitas ao mercado de GPL engarrafado, notando que o mesmo está em retração desde que foi introduzido o gás natural. (...) Em 31 de agosto, a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) pediu à Autoridade da Concorrência uma análise ao mercado de GPL engarrafado, por ter identificado margens de comercialização elevadas, entre outros problemas estruturais.


As entidades Reaction Engines e o Britain’s Science and Technology Facilities Council (STFC) do Reino Unido, completaram um estudo de conceito sobre a utilidade da utilização do amoníaco como combustível para aviões a jato. Segundo as informações, é possível combinar a tecnologia de troca de calor dos Motores de Reação com os avançados catalisadores do STFC. O resultado, como se espera, é a produção de um sistema de propulsão sustentável e de baixas emissões para as aeronaves do futuro.