Últimas

Search Suggest

Revista de imprensa BEQ (2021.10): mitos do hidrogénio, exportação de gás natural, combustível de H2+CO2, e RAR cinde COLEP

 


" O hidrogénio vai tornar a eletricidade dos portugueses mais cara? A dívida tarifária vai aumentar com a introdução do hidrogénio verde em Portugal? Portugal pode controlar o preço da eletricidade no mercado grossista ibérico de eletricidade com políticas energéticas nacionais? O preço da eletricidade de origem eólica permanecerá nos 80 euros/MWh até 2032? O hidrogénio verde é uma tecnologia “imatura”?


"O Sistema Nacional atingiu um novo máximo mensal de exportação de gás natural em março, com 828 GWh, face aos 505 GWh atingidos em abril de 2020, e também o maior valor diário de sempre com 47,7 GWh, no dia 24, que compara com os anteriores 42 GWh de 21 de janeiro de 2020", apontou, em comunicado, a REN. O terminal de gás natural liquefeito (GNL) de Sines foi, neste período, o maior abastecedor do sistema nacional."


"Os primeiros testes foram feitos ontem, em pista, na Holanda, com carros de corrida. A ExxonMobil pôs o combustível e a Porsche os motores. As duas empresas anunciam investimentos da ordem dos 24 mil milhões de euros na descarbonização automóvel"


"A fabricante de embalagens e de “contract manufacturig” de produtos de consumo Colep, que tem fábricas em oitos países e emprega 2.500 pessoas, vai separar estes negócios, os quais contribuem com o grosso das vendas de quase 800 milhões de euros do grupo de João Nuno Macedo Silva. (...) Detida na totalidade pelo grupo RAR, o qual é controlado em 90% por João Nuno Macedo Silva, a Colep decidiu agora separar o negócio de embalagens do de "contract manufacturing" de produtos de consumo.