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Revista de imprensa BEQ (2022.7): Air Liquide, Toyota e CaetanoBus apostam no hidrogénio; Bosch também; hidrogénio em pilhas; Angola relança refinação


O grupo alemão Bosch anunciou esta quarta-feira que vai entrar no negócio de componentes para a produção de hidrogénio por eletrólise, um mercado avaliado em 14 mil milhões de euros. Na conferência de imprensa de apresentação dos resultados de 2021, a multinacional que também está presente em Portugal anunciou ainda que irá investir “perto de 500 milhões de euros” nesta nova área até ao final da década, metade durante o lançamento no mercado, estimada em 2025.


Angola prevê refinar no futuro quase 400.000 barris de petróleo bruto por dia com a construção das refinarias do Soyo e de Cabinda e com a requalificação da refinaria de Luanda, disse esta segunda-feira o Presidente angolano. (...) "Desde 2016 que a produção petrolífera de Angola tem registado um declínio acentuado por diversas razões, com especial realce para a quase ausência de investimentos na exploração", salientou. Para inverter a tendência decrescente da produção, disse, o executivo angolano promoveu iniciativas para o relançamento da atividade de exploração petrolífera, a melhoria da eficiência operacional e a otimização de custos, assim como o fomento do conteúdo local.


A ambição dos três players é criar novos ecossistemas de hidrogénio em toda a Europa, de modo a estimular a procura e facilitar a oferta, no acesso ao gás renovável para outras aplicações de mobilidade. (...) "A parceria reflete a ambição compartilhada dos três parceiros de contribuir para a descarbonização do transporte e acelerar o desenvolvimento de ecossistemas locais de hidrogénio para múltiplas aplicações de mobilidade", refere o comunicado, acrecentando que as empresas usarão os seus "conhecimentos complementares".


Projetado pela empresa de tecnologia afro-europeia Namx e desenhado pela Pininfarina, o Namx HUV pretende revolucionar os veículos movidos com recurso a pilha de combustível de hidrogénio (fuel cell). Além de contar com um depósito de hidrogénio fixo, este SUV tem mais seis depósitos de hidrogénio amovíveis que podem ser retirados do carro e facilmente trocados para acelerar o processo de abastecimento. Segundo a Namx, estes seis depósitos conjugados com o depósito fixo permitem uma autonomia máxima a rondar os 800 km.