Search Suggest

Sobre o académico e engenheiro químico brasileiro Expedito Parente, pioneiro no mundo a patentear um processo industrial para produção de biodiesel


Durante os choques do petróleo da década de 1970, o aumento do preço do petróleo contribuiu para a crise da dívida externa do Brasil e levou à estagnação da economia na década de 1980. Em resposta à crise do petróleo, uma investigação realizada na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza pelo professor [e engenheiro químico] Expedito Parente resultou no que se afirma ser a primeira patente mundial para a produção de biodiesel como processo industrial em 1980. O Dr. Parente também realizou investigações substanciais em biocombustível para aviação. Houve também alguns testes iniciais de motores com biodiesel realizados na década de 1980 na Motores MWM Brasil em São Paulo, bem como alguns testes de estrada, mas esta investigação foi posteriormente descontinuada. Apesar disso, o Brasil é um grande consumidor de biocombustíveis, mas o grande vendedor tem sido o etanol e não o biodiesel. Cerca de 40% dos automóveis brasileiros operam com etanol.
____
Fonte: G. Pahl, Biodiesel: Growing a New Energy Economy, Chelsea Green Publishing, 2008


Expedito Parente descobriu que as nozes do babaçu – ou mais precisamente as amêndoas dentro delas – podem ser transformadas em um óleo que possui propriedades energéticas que o tornam uma matéria-prima ideal para o biocombustível (Parente, 2007). Existem argumentos sociais e ecológicos a favor da palmeira babaçu: seu uso não concorre por terra com a produção de alimentos, nem implica desmatamento, pois a palmeira cresce em meio selvagem e pode, assim, ser integrada em sistemas agroflorestais sustentáveis. Em fevereiro de 2008, o óleo de palma de babaçu foi usado em uma mistura com óleo de coco e combustível de aviação para alimentar um motor de um Boeing 747 da Virgin Atlantic durante um voo de teste.
____
Fonte: N.E. Bassam, Handbook of Bioenergy Crops: A Complete Reference to Species, Development and Applications, Routledge, 2010


Em 2007, Expedito Parente recebeu a Medalha do Conhecimento, prêmio do Ministério do Desenvolvimento Econômico concedido aos empreendedores que contribuem com o desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira.
____
Fonte: Diário do Nordeste


A explicação da invenção pelo próprio professor Expedito Parente