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Revista de imprensa (2023.5): barcos 20% bio; dessalinização per capita; ambição para o solo europeu; H2.City Gold soma 3 contratos

 

A Administração do Porto de Lisboa (APL) e a Repsol assinaram um protocolo de colaboração técnica para dar início a um projeto-piloto de abastecimento marítimo da frota de pilotagem da APL com um novo combustível com incorporação de 20% de biocombustível, designado MarPro e+ B20.


Cerca de 47% da água dessalinizada do mundo é produzida no Oriente Médio e Norte da África, explica Manzoor Qadir, vice-diretor do Instituto da Universidade das Nações Unidas para Água, Meio Ambiente e Saúde.  Essas regiões áridas têm poucas opções, pois obtêm menos de 500 metros cúbicos de água per capita anualmente através de chuvas ou escoamento de rios – é metade do teto mínimo definido pelo ONU. Em comparação, os Estados Unidos produzem 1.207 metros cúbicos de água doce por habitante.


No passado dia 16 de março, a Comissão Europeia anunciou que quer, até 2030, que, pelo menos, 10% das matérias-primas críticas utilizadas na União Europeia sejam extraídas em solo europeu, tais como o lítio ou cobalto. O objetivo é reduzir a dependência e proteger o bloco europeu de uma possível escassez que possa comprometer a produção em setores estratégicos, desde painéis solares e turbinas eólicas, a bombas de calor, baterias ou semicondutores — dois produtos onde o lítio é fundamental para a sua produção.


Em menos de um mês, ganhou três contratos para o fornecimento de cerca de 130 autocarros a hidrogénio na Europa. (...)  O H2.City Gold, "co-branded" entre a CaetanoBus e a Toyota, é um autocarro standard de piso baixo, com carroçaria de alumínio e que a partir de 2024 será equipado com a nova geração da pilha de combustível da Toyota com uma potência nominal de 70 kW.