Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre os maiores cristais de gesso do mundo

O gesso é uma matéria-prima que tem sido usada ao longo de séculos pelo homem em actividades como a construção civil, a olaria e a esculptura, entre outras. Mais recentemente, o gesso não só começou a ser sintetizado pelo homem a partir de processos industriais como também somou novas aplicações em áreas mais específicas como as tintas, os polímeros ou o papel.

Neste contexto, o ano de 2000 revelou-se sensacional para os entusiastas do gesso e da ciência em geral, visto que nesse ano foram descobertos os maiores cristais de gesso naturais jamais descobertos pelo homem.

A localização dos cristais remete-se para o norte do México, o estado de Chihauhua, onde uma expedição acidental nas cavernas Naica conduziu à sua descoberta.

A descoberta viria a revelar-se de inestimável importância, visto que as cavernas Naica encerravam os maiores cristais de selenite (o mais puro gesso) descobertos até então, chegando a 11m metros de diâmetro e 20 vezes maiores do que os maiores cristais descobertos até então.

Fonte: Gypsum, por Richard A. Kuntze ; www.naica.com.mx

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...