Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre Maria de Lourdes Pintasilgo

LPintassilgo
“Maria de Lourdes Pintasilgo foi a primeira mulher (a única até ao momento presente) a assumir o cargo de primeira-ministra em Portugal. Liderou o V Governo Constitucional, de 31 de Julho de 1979 a 3 de Janeiro de 1980, na III República Portuguesa.
Nascida a 18 de Janeiro de 1930, a sua trajectória foi singular.
Em 1953, com 23 anos, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial, pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa, numa época em que eram poucas as mulheres que enveredavam pela área da engenharia. Entre os 250 alunos do seu curso, apenas 3 eram mulheres. Com a opção por esta licenciatura, desejava mostrar que o desafio do mundo industrial e a novidade da técnica eram também acessíveis às mulheres.
Pela sua participação no movimento católico português e internacional alcançou, ainda muito jovem, grande notoriedade. Tornar-se-ia uma destacada dirigente eclesial e a procura religiosa, enraizada na cultura e no seu tempo, moveu-a durante toda a vida.
Esse protagonismo, associado à sua sensibilização pelas questões sociais, conduziu-a ao envolvimento político. Do marcelismo até 1986, teve uma participação constante na política institucional em Portugal. Após a derrota como candidata às eleições presidenciais desse ano, a sua intervenção deslocou-se para o envolvimento em organizações internacionais, onde exerceu vários cargos de liderança. A justiça social, a intervenção das mulheres na sociedade e a dimensão internacional de todas as questões foram as suas causas.
Faleceu a 10 de Julho de 2004, em Lisboa, aos 74 anos.”
Fonte: www.arquivopintasilgo.pt

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...