Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a nova fábrica de PTA (precursor de poliéster) em Sines

image

A Artensa (Artenius) (Produção e Comercialização de Ácido Tereftálico Purificado e Produtos Conexos, S.A.) é uma subsidiária espanhola da La Seda de Barcelona S.A..

A Artensa está prestes a concluir a construir uma nova fábrica na zona industrial de Sines com capacidade de produção de 700 000 toneladas de PTA por ano. O complexo comportará uma nave fabril, silos de matérias-primas e produtos acabados, tubagens, uma ETAR e uma estrutura administrativa e de logística.

image


O PTA é um pó branco fabricado a partir da reacção de paraxileno com um solvente de ácido acético e uma solução catalisadora e é a principal matéria-prima utilizada na produção de PET (politereftalato de etileno). O PET é um dos plásticos mais usados na indústria de embalagem e em novas aplicações.

O projecto insere-se na estratégia do Grupo La Seda – o projecto MegaPTA – a fim de satisfazer o previsível aumento da procura de PTA antes que as indústrias europeias tenham de recorrer à oferta asiática. Ao mesmo tempo, proporcionará uma fonte segura de abastecimento de PTA para o próprio Grupo LSB.
O projecto prevê a criação de cerca de 150 postos de trabalho directos e 200 indirectos. Os trabalhos relativos ao investimento iniciaram-se em 1 de Janeiro de 2007. O início da produção está previsto para o final de 2009, devendo ser alcançada a produção plena em 2012.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...