Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a exposição solar como desinfectante


A exposição solar é um desinfectante efectivo.

Esta é a conclusão de um estudo levado a cabo por investigadores irlandeses em 1000 crianças do Quénia, que mostrou que beber água desinfectada pelo sol (método conhecido por SODIS) reduz os índices de desinteria e os níveis de presença de Escherichia coli para 3.5% do valor encontrada na água não tratada.

O método SODIS permite um tratamento barato em regiões onde não existem estações de tratamento de água.

Uma simples garrafa de polietileno, por exemplo, ou mesmo uma garrafa de refrigerante, se submetida a exposição solar durante 6 horas, pode eliminar da água agentes patogénicos. A verdade é que este método tinha sido posto em causa perante dúvidas levantadas a respeito da sua eficiência. O método SODIS, para que se registe, encontra-se em uso há décadas e conta com a aprovação de organizações internacionais de saúde.

A investigação concluiu que o SODIS funciona, mas que o seu sucesso ou insucesso depende do modo que como as pessoas o servem do método enquanto tecnologia.
 
Fonte: C&En

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...