Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre 10 anos a investir em cortiça em Portugal

 

O investimento global da indústria da cortiça, nos últimos dez anos (não considerando os investimentos realizados integralmente sem qualquer co-financiamento de fundos públicos), foi de 482 milhões de euros. Uma componente relevante deste investimento (63 por cento) foi realizada com recurso a investimento privado, revelando um esforço de investimento superior a 304 milhões de euros.

O Programa de Incentivos à Modernização da Economia (PRIME) continua a ser o programa de incentivos com maior relevância para a fileira da cortiça, representando 64,8 por cento (312,2 milhões de euros) do investimento realizado no período 2000-2010 e correspondente a 74 projectos, dos quais cerca de 250 milhões de euros (80 por cento) foram investimento privado. O Sistema de Incentivos à Modernização Empresarial (SIME) foi aquele a que as empresas mais recorreram, representando cerca de 91,5 por cento do investimento total do PRIME para a fileira da cortiça.

Já no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) foram executados 104,7 milhões de euros. No que concerne à área de acções colectivas, a fileira da cortiça totaliza um investimento de cerca de 21,5 milhões de euros, referente a três projectos promovidos pela Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor). É de salientar o projecto InterCork - Promoção Internacional da Cortiça - com um valor total de investimento de 20,9 milhões de euros.

Fonte: Económico

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...