Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a liderança da indústria química na Europa

 

Tem estado em curso na Europa a discussão em torno do estabelecimento das tecnologias chave (Key Enabling Technologies), discussão essa que tem contado com um contributo significativo do setor químico europeu e que tem também o seu total apoio.

É um facto que indústria química estimula a inovação em vários outros setores pelo que é essencial intensificar a sua actividade com vista a projectar inovação na cadeia de valor dela dependente. Isto levará ao desejado encurtamento do tempo necessário para que ideias excelentes se transformem em comercialização de produtos.

A somar a isto, a indústria química é um dos poucos sectores industriais no qual a Europa mantém a liderança mundial. Com vista a manter-se competiva urge manter um excelente nível de inovação.

A Europa deve pois unir-se com vista a convergir o que são 27 políticas de investigação numa só política coordenada, caso contrário país algum poderá competir à escala mundial em termos de massa crítica.

Há que ter em conta que investigação é diferente inovação. Invenção é criar uma ideia, inovação é tornar essa ideia num produto. Este é o desafio real para a Europa. Temos uma excelente base de investigação e uma notável rede de universidades mas somo lentos e ineficientes em transportar a mais-valia intelectual para a maturidade comercial.

Os organismos Cefic (European Chemical Industry Council) e SusChem (European Technology Platform for Sustainable Chemistry) elegeram 4 áreas para demonstrar o papel de liderança do sector químico na geração de soluções para problemas maiores enfrentados pelas sociedades. São elas “tecnologias sustentáveis” (eficiência de recursos, intensificação de processos, etc), “matérias-primas para uma sociedade moderna“, “Europa eficiente em água” e “Cidade inteligentes”.

A meta será o fortalecimento da matriz produtora na Europa tendo o setor químico em papel de liderança, o qual desencadeará benefícios para a sociedade, tais como carros mais leves e dependentes de baterias de longa duração, melhores produtos médicos e serviços, e formas mais inteligentes de melhor a eficiência energética da União bem como baixar as suas emissões de CO2.

Fonte: publicservice.co.uk

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...