Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a primeira exploração de produtos betuminosos em Portugal


"Neste contexto não podemos deixar de fazer uma pequena referência a Portugal, onde a primeira exploração de produtos betuminosos teve início no ano de 1844, após ter sido descoberta, no ano anterior, a minha de asfalto denominada Canto de Azeche, em Pataias, concelho de Alcobaça.

(...) a exploração dessa mina foi feita com regularidade e continuidade até ao ano de 1849, havendo, no entanto, indícios de que se prolongou até cerca de 1861.

Com o asfalto proveniente da mesma teriam sido asfaltadas todas as estações de caminhos-de-ferro desde Lisboa até Elvas e desde o Entroncamento até ao Porto, e bem assim todo o pavimento da Alfândega de Lisboa, o Lazareto, muitas obras particulares e o alto da Rua do Alecrim, que se conservou mais de 40 anos.

À descoberta da mina de Canto de Azeche outras se seguiram, tais como as de Pedras Negras, Lugar da Granja, etc, mas é escassa a informação relativa aos trabalhos de exploração nelas desenvolvidos."

Fonte: O universo da Indústria Petrolífera - Da Pesquisa à Refinação, dos autores Jorge Salgado Gomes e Fernando Barata Alves.



Mina de Canto de Azeche. Fonte: Sapinho Gelásio

Mina de Canto de Azeche. Fonte: Sapinho Gelásio

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...