Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o artigo da revista Exame Brasil 'A falta que bons engenheiros fazem'


I´m green™


  • A necessidade de inovação brasileira: um plástico verde da Braskem (PP Verde)

Ciclo PE Verde
    "Outro invento de destaque é o plástico verde da Braskem. Por ser produzido do etanol da cana-de-açúcar e ser reciclável, conquistou o primeiro lugar no European Bioplastics Award de 2007, da Associação Europeia de Bioplástico, entidade que reúne fabricantes e consumidores de plástico, como DuPont e Kraft.

    Sucesso de vendas internacionais, está em produtos tão distintos quanto as embalagens de perfume da Carolina Herrera e as cadeiras do Amsterdam Arena, na Holanda. Apesar de bem diferentes, há um elemento que une os dois produtos: ambos foram concebidos por engenheiros.

    O Pig Palito é uma criação do centro de pesquisa da Petrobras, no Rio de Janeiro, coordenada pelo engenheiro mecânico Claudio Camerini. A ideia do plástico verde foi do engenheiro químico Antonio Morschbacker, que, ao confirmar a viabilidade do produto, o sugeriu à diretoria da Braskem."

    • A necessidade de engenheiros no Brasil

    "No mapa global da engenharia, o Brasil é uma espécie de contraexemplo. O país forma hoje pouco mais de 40 000 deles por ano — bem menos do que a demanda, causando um déficit de 150 000 profissionais no mercado, pela estimativa da Confederação Nacional da Indústria."

    • Lacunas de formação encontrada nos engenheiros:

    "Uma pesquisa com médias e grandes indústrias revelou que os engenheiros recém-formados têm limitação para se comunicar, assumir a gestão de projetos e exercer liderança. A maioria não tem espírito empreendedor nem consegue trabalhar em equipe. A pior nota foi no item habilidade para realizar pesquisa, fator essencial na criação de tecnologia. "


    Fonte: Exame - A falta que bons engenheiros fazem

    0 comentários:

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...