Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o maior complexo do mundo para dessalinização de água do mar




Com uma capacidade de dessalinizar 800 mil metros cúbicos de água por dia e uma potência que ascende a 2,7 GW, a unidade IWPP, localizada na cidade de Jubail (Arábia Saudita) é a maior planta industrial do mundo para dessalinização de água do mar e produção de energia.

A fábrica produz energia por intermédio de uma processo de ciclo-combinado, que contempla turbinas de gás, turbinas a vapor e turbinas de condensação de vapor. O excesso de calor gerado é aproveitado em sistemas de recuperação, que produzem vapor e com isso geram ainda mais eletricidade. Devido às soluções otimizadas para maximização da produção de eletricidade, a eficiência na geração eléctrica desta unidade ultrapassa os 60%, contra valores de 50% tipicamente encontrados em plantas convencionais.

Parte do vapor gerado alimenta o processo da planta de dessalinização, a qual comporta 27 unidades de dessalinização baseadas nas tecnologias de destilação de múltipo efeito e compressão térmica de vapor (ver vídeo abaixo sobre o processo).

Este é um processo térmico que envolve o aquecimento e ebulição da água do mar em vários andares a pressões sucessivamente reduzidas, que permite recolher água destilada que é depois remineralizada de acordo com as especificações de qualidade pretendidas.

Em termos de rendimento, o processo permite obter 9.85 toneladas de água destilada por cada tonelada de vapor consumido.

Fonte: Marafiq

3 comentários:

Fausto AMARAL DE BARROS disse...

A dessalinização, tal como é apresentada à Humanidade -- uma "solução cara, difícil e trabalhosa 'demais'", não passa de uma infantilóide inversão de valores. A evaporação intermediária nunca será apresentada -- perderiam a teta!...
De outro lado, com os massacrantes rastros químicos, conseguirão privatizar (sim, pasmemos!) o melhor produto da Mamãe Natureza em várias partes do Planeta Terra -- se não, em todo ele!...
Pêsames à quem de direito.

joao carlos prestes disse...

Provavelmente, a gigante Arábia Saudita, só perde dinheiro, provando que é um país de estúpidos...

Everson Adrianno disse...

Showwww.
Isso tapa a boca dos hipócritas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...