Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o fenómeno da turbulência elástica (vídeo)


"O fenómeno da turbulência elástica é bastante comum: desde a formação de galáxias, passando pela libertação de calor produzido por reações nucleares no centro do sol, movimentos atmosféricos e oceânicos, fluxos aerodinâmicos em torno dos automóveis e aviões, até ao escoamento de água nas tubagens em nossa casa, ou ao fluxo de ar no aparelho respiratório humano. Trata-se de uma área fundamental e de enorme interesse para os matemáticos, físicos e engenheiros, cujas ramificações se estendem aos campos da astrofísica, meteorologia, engenharia e medicina. É difícil quantificar com precisão e analisar teoricamente o fenómeno da turbulência.

Muitos matemáticos e físicos tentaram desenvolver uma teoria universal para a turbulência, mas sem sucesso, apesar das equações básicas serem conhecidas há mais de um século. A turbulência elástica é um fenómeno idêntico, mas ocorre em fluidos com estruturas moleculares complexas, como soluções poliméricas, detergentes, tintas, sangue, etc.

O escoamento à microescala de líquidos “simples”, como a água, é normalmente ordenado e determinístico. No caso de fluidos complexos o escoamento torna-se facilmente instável, podendo eventualmente tornar-se caótico, em condições descritas recentemente por ‘turbulência elástica’. São precisamente os mecanismos responsáveis pelo aparecimento deste estado caótico que se pretende estudar, por via experimental e computacional, com vista a desenvolver ferramentas computacionais para a sua previsão."

Fonte: Boletim Informativo da FEUP, Engenharia Nº51


Exemplo de testes com fluidos viscoelásticos




Exemplo de testes com fluidos viscoelásticos sob microgravidade

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...