Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre Karel Mulder, o que é tecnologia sustentável e como a desenvolver



No passado dia 29/01/2014, teve lugar no Departamento de Engenharia de Materiais e Cerâmica da Universidade de Aveiro (Portugal), a palestra intitulada "What is sustainable technology and how to develop it...", pelo professor Karel Mulder, da Delft University of Technology.

Num contexto em que se perspectiva que o consumo mundial aumente 5 a 10 vezes até 2050, a humanidade depara-se com o tremendo objectivo de reduzir o seu impacto ambiental em cerca de 50% nesse mesmo período.

Mulder fez questão de frisar que está errado quem pensa que a sustentabilidade se esgota na questão da reciclagem, ou que o problema seja exclusivamente solucionado por produtos por 100% recicláveis.

Segundo o próprio, a sustentabilidade levanta dilemas e paradoxos, que devem ser respondidos. Um exemplo citado foi o dilema/paradoxo da agricultura como suporte da alimentação versus como suporte doa produção de combustíveis.

Por outro lado, a sustentabilidade joga-se muito na questão da escalas dos fenómenos, e não só nas suas especifidades técnicas. Para exemplificar este ponto, Mulder perguntou à plateia quantos carros achavam que poderiam circular, no mundo, com o petróleo gerado naturalmente no período de um ano. A resposta é estarrecedora: o combustível gerado num ano sustentaria a circulação a menos de 1000 veículos.  [Cruze-se isto com a recente notícia indicando que a Toyota foi a campeã de vendas de automóveis em 2013, com cerca de 10 milhões (!) de veículos vendidos]

Mulder apresentou um dos livros de que é autor, intitulado "What is Sustainable Technology?: Perceptions, Paradoxes and Possibilities", no qual certamente desenvolve algumas das ideias veiculadas na palestra.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...