Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre o aumento das exportações portuguesas em 2013, com a refinaria de Sines (Galp Energia) como locomotiva



"Portugal exportou 47.3 mil milhões de euros em mercadorias em 2013, mais 4.6% do que no ano anterior.



(...)
Mas o que mais contribuiu para o aumenta das vendas foram os combustíveis minerais, suportando mais de metade do aumento das vendas para fora do mercado nacional. E neste grupo estão desde gasolinas para motor, gasóleo obtido a partir de óleos de petróleo, a minerais betuminosos ou gás natural.



Se este grupo fosse excluído das contas, em vez de um crescimento de 4.6%, o aumento das exportçaões não iria além dos 2.1%, segundo os números do INE."

(...)
"O que aconteceu foi que, no início do ano, a Galp criou uma nova unidade de produção, capaz de aproveitar com mais eficácia a matéria-prima importada e que permitiu que a empresa ficasse com mais produto para exportar. Além disso, como o consumo de combustíveis em Portugal diminuiu muito este ano, o “excedente” de produção encaminhado para a exportação aumentou ainda mais.


Este ganho de capacidade produtiva da Galp é para ficar, não se irá perder no próximo ano. No entanto, não é de esperar que se mantenham em 2014 taxas de crescimento idênticas nas exportações de combustíveis, podendo estas ainda ser mais afectadas se se verificar um aumento do consumo interno."


Fonte: Público

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...