Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre as ancestrais armadilhas de pesca da Tailândia, e uma nova via para a micromistura de fluidos

Dentro da lógica de que a engenharia (química) serve para resolver problemas da sociedade, por vezes parece que esta tira da cartola soluções por si mesma, de modo completamente independente, que depois são presenteadas e introduzidas na civilização. Existem, porém, outras possibilidades, quiçá mais raras, que assentam na inspiração obtida pela observação do próprio mundo, seja por via do funcionamento da Natureza, seja pela própria acção do homem noutros contextos.

Vem isto a propósito de um artigo de investigação recentemente publicado no Chemical Engineering Journal, no qual se testa uma nova câmara de mistura em forma de duplo coração . Podemo-nos perguntar como é que alguém se anteciparia que um duplo coração poderia trazer vantagens em estudos de mistura de fluidos, mas essa resposta é dada pelos próprios autores do estudo, cuja filiação remete para escolas de engenharia da Tailândia.

Dizem eles, na introdução do seu artigo, que a ideia provém da "sabedoria dos pescadores antigos da ilha de Penghu Chimei, que utilizam com sucesso armadilhas de pesca em formato de duplo coração, tais como se exemplifica abaixo.



Eventualmente antecipando um refluxo de água que garante a preservação dos peixes no interior da armadilha, os investigadores julgaram oportuno estudar esta solução no campo micromistura de fluidos. O graphical abstract é apresentado abaixo, onde se pode comprovar a semelhança daquilo que foi testado com as armadilhas de peixe que serviram de inspiração.


A micromistura é uma área que tem vindo a ser desenvolvida como resultado de uma tendência para a miniaturização de processos, nos quais se observam ganhos muito significativos ao nível de custos e desempenho. Porém, as vantagens observadas em sistemas miniaturizados passam em grande medida pela qualidade/eficiência das misturas que se conseguem alcançar. É neste particular que o estudo das câmaras de duplo coração inspiradas na técnica dos pescadores de Penghu Chimei constitui um contributo válido que casa de modo exemplar a cultura de um povo com a engenharia química.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...