Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a Agroindústria




São atividades relacionadas às transformações de matérias primas da agricultura, pecuária, aquicultura ou silvicultura.Pensemos em quão diversos são os ramos: papel e celulose, açúcar e álcool, óleos e ceras vegetais, borracha natural, alimentos e rações, couros, fibras vegetais, etc.
Dois setores da indústria química são relevantes nessas cadeias, visando nutrição e defesa dos animais e vegetais em questão. Serão destacados nesse blogue: os Agroquímicos e os Fertilizantes.

Minhas próximas postagens versarão então sobre Fertilizantes.

O mundo consome mais de 200 milhões de toneladas (em nutrientes N2O, P2O5 e K2O) por ano de produtos combinados que chamamos de NPK´s (de Nitrogênio, Fósforo e Potássio). Sem eles as produções agrícolas seriam uma fração das atuais.


Os maiores consumidores de Fertilizantes são os países de grandes populações e de grandes áreas agrícolas. Pela ordem: China, EUA, Índia, Brasil e depois França, Paquistão, Alemanha, México, Turquia, Espanha, Canadá, Austrália, Argentina, etc.

Relativamente à Produção de Fertilizantes, os maiores produtores estão ligados a presença de minas e Indústrias de Mineração e Mineroquímicas (no caso dos Fosfatos e do Potássio) ou à fontes de energia baratas (no caso do Nitrogênio, que usa energia para ser removido do ar e fixado ao Hidrogênio). As indústrias do Nitrogênio também são bastantes sofisticadas, sendo correlatas à Petroquímica.

Em próximas postagens mostraremos com mais detalhes listas de países produtores e consumidores de Fertilizantes (por nutrientes) e entender os grandes fluxos de comércio mundial associados à Indústria de Fertilizantes.


Autor: Roberto Cerqueira

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...