Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre um conceito inovador para se produzir energia e movimento a partir da evaporação de água

 Investigadores da Universidade de Columbia, publicaram aquilo que poderá ser um muito promissor sistema de produção de energia a partir da evaporação de água.

Em termos operacionais, a ideia foi tirar partido do facto de que os esporos da bactérica B. subtilis serem sensíveis à humidade relativa, manifestando fortes reacções mecânicas quando sujeitas a absorção ou libertação de humidade. 

A tecnologia foi prototipada e apresentada à escala laboratorial, tendo merecido crédito por parte da reputada revista Nature Communications em função da grande novidade e potencial do trabalho. Tirando partido deste mecanismo, os investigadores propuseram-se construir sistemas mecânicos cujo movimento é propiciado pelas referidas respostas mecânicas dos esporos desta bactéria quando sujeitas a oscilações intencionais de humidade na sua vizinhança, tais como uma máquina de evaporação, e um moinho a humidade.

É esperado que estes motores com funcionamento à base de evaporação possam encontrar aplicações em robótica, bem como sensores e dispositivos susceptíveis de funcionar em contacto com o ambiemte.




0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...