Patrocinador oficial:

__________________________________________________________________________________________________________________________

Sobre a Simbiose Industrial - exemplos vindos da Dinamarca



"   Kalundborg, na Dinamarca, é uma pequena cidade portuária que se tornou na grande referência em matéria de ecologia industrial. Através do conceito “simbiose industrial”, os resíduos de certas empresas são utilizados como matéria-prima noutras. Quais são as grandes vantagens deste sistema?

Segundo a especialista Mette Skovbjerg, “as empresas parceiras em Kalundborg conseguiram reduzir as emissões de CO2 em 275 mil toneladas, poupando cerca de 80 milhões de euros por ano.”

Fomos visitar uma PME que se dedica à limpeza de cisternas. O consumo de água é muito elevado. Há seis meses, Ken Gaarde, um dos responsáveis, procurou a ajuda de Mette para arranjar uma solução para a grande quantidade de águas residuais que produz. Mais: uma solução que lhe permitisse ainda cortar nos custos. “A nossa conta de eletricidade caiu para metade através da simbiose. E os clientes gostam de saber que somos uma empresa ecológica”, explica Ken.

Ken procura uma saída também para os resíduos plásticos e metálicos que produz, estando convicto de que a simbiose industrial é um fator de crescimento: “com o dinheiro que vamos poupar, podemos criar uma segunda linha de limpeza, o que vai gerar mais empregos na região de Kalundborg.”

A simbiose industrial permite aumentar a competitividade das empresas, valorizar os materiais que sobram e evitar a importação de recursos naturais. O princípio foi mesmo adotado por um organismo oficial dinamarquês, que pretende implementar o sistema em dezenas de empresas. Mette Skovbjerg salienta que, para os empresários que pretendam aplicar a simbiose industrial, o sucesso depende de três fatores: “identificar os resíduos que pretendem transformar em recursos; ter a coragem para iniciar novas parcerias; e manter o espírito aberto para conhecer modelos de negócios mais ecológicos.”  "

Fonte: Euronews

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...